O instrumental didático na perspectiva de uma educação ambiental: da sensibilização à percepção ambiental
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v10.n19.799Resumen
Resumo
O objetivo deste trabalho foi verificar em que aspectos o instrumental didático utilizado em Educação Ambiental (EA) na educação básica, apresentados nos trabalhos do XV EPEA/2015 - Seção Recursos Didáticos em EA - amplificou/modificou a percepção ambiental do indivíduo em relação à mudança de comportamento frente aos problemas socioambientais, bem como estabelecer fronteiras que dificultam ou impedem avanços da EA crítica no ambiente educacional. Para tanto, o texto convida o leitor a visualizar a noção de percepção ambiental relacionada na práxis desenvolvida pelo educador nos espaços educacionais e como a educação ambiental crítica colabora para atingir este propósito. As análises foram construídas na perspectiva da pesquisa quali-quantitativa a partir da frequência do aparecimento dos termos-chave mais relevantes, apontados nos resultados e nos respectivos relatos das práticas pedagógicas, extraídos dos resumos apresentados pelos professores da educação básica ao desenvolverem atividades pedagógicas de EA. Nas análises, observou-se que a percepção e a conscientização ambiental foram alvos da maioria dos trabalhos apresentados e que a noção de percepção/conscientização foi devidamente alcançada por meio do instrumental didático. Além disso, evidenciou-se que dentre a diversidade de recursos didáticos apresentados o mais utilizado foi a oficina dialógica relacionado às condições de trabalho docente, sob uma perspectiva crítica e emancipatória. Todos os trabalhos analisados apontaram em seus resultados uma prática voltada à tríade: sensibilização, percepção e reflexão/concepção em relação às questões ambientais.
Palavras chave: Percepção Ambiental, Educação Básica, Recursos Didáticos.
Abstract
The objective of this study was to analyze in which aspects of the teaching instrumental in Section Didactic Resources in Environmental Education, presented in the XV-2015 EPEA works, amplified environmental perception of the individual in relation to behavior change. To this end, the text invites the reader to visualize the concept of environmental perception related to the practice developed by the educator in educational spaces. Analyses were built from the perspective of qualitative and quantitative research from the frequency of the appearance of the most important key terms, highlighted the results and their reports of pedagogical practices, drawn from the summaries submitted by teachers of basic education in developing educational activities Environmental Education. In analyzes, it was observed that the awareness and environmental perception were the targets of most of the papers presented and the amplification of this notion of perception / awareness was duly achieved through didactic instrumental. In addition, it was observed that among the diversity of didactic resources presented the most used was the dialogue workshop, a fact related to the working conditions of teachers. However, all the studies analyzed showed in their results one focused practice the triad: awareness, perception and reflection / conception in relation to environmental issues.
Key words: Environmental Perception, Basic Education, Didactic Resources.
Descargas
Citas
CUNHA, A. S., LEITE, E. B. Percepção Ambiental: Implicações para a EA. Sinapse Ambiental, p. 66-79, 2009.
DIAS, G. F. Educação Ambiental: Princípios e Práticas. 3ª ed. São Paulo; Gaia, 1992.
FREITAS, O. Equipamentos e Materiais Didáticos. 1ª ed. Brasília; UnB, 2009.
GUIMARÃES, M. A dimensão ambiental na educação. Campinas, SP: Papirus. 11ª edição. 2013.
LEME, T. N. Conhecimentos práticos dos professores e sua formação continuada: um caminho para a EA na escola. In: A dimensão ambiental na educação. Da forma à ação. Campinas, SP: Papirus, 2006.
LOPES, A. O. Planejamento do ensino numa perspectiva crítica da educação. In: Repensando a didática, 4ª ed. Campinas, SP: Papirus, 1990.
LOUREIRO, C., F. B. EA Transformadora. In: Identidades da EA brasileira. Ministério do Meio Ambiente. Diretoria de EA; Philippe Pomier Layrargues (Coord.). Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004.
LOUREIRO, C., F. B. EA e “Teorias Críticas”. In: Caminhos da EA. Da forma à ação. GUIMARÃES, M. (Org.). Campinas, SP, 2006.
MARIN, A. A.; OLIVEIRA, H. T.; COMAR, O. A EA num contexto de complexidade do campo teórico da percepção. Interciência, v. 28 (10), p. 616-9. 2003.
MARIN, A. A. Pesquisa em EA e Percepção Ambiental. Pesquisa em EA, vol. 3, n. 1 – p. 203-222, 2008.
ROSA, L. G.; LEITE, V. D.; SILVA, M. M. P. Concepção de ambiente e EA de educadores e educadoras de uma escola de formação inicial em pedagogia nível médio. Rev. eletrônica Mestrado Educ. Ambiental. , v.18, p. 244-259, 2007.
SACKS, O. Um antropólogo em Marte. Sete histórias paradoxais. São Paulo: Cia das Letras. 1997.