Evolução histórica dos currículos no setor privado contribuindo para a identidade da Enfermagem (1981-2013)
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v10.n20.800Palabras clave:
Ensino, História da Enfermagem, Currículo, Prática Profissional, Instituições de Ensino Superior (IES)Resumen
As mudanças curriculares propostas pelo Ministério da Educação para os cursos da saúde impulsionaram as universidades de enfermagem a um processo de revisão e reformulação de cursos. Pensando nisso, o objetivo deste trabalho é analisar as mudanças curriculares do curso de Enfermagem responsáveis para a determinação do perfil do Enfermeiro egresso de uma Instituição privada no Rio de Janeiro, a Unigranrio. A partir de um estudo histórico-social, que lançou mão de uma análise documental, foram verificados nove currículos entre 1981 e 2013, dentre os quais os dois primeiros se apresentam tímidos no sentido de formação de um profissional envolvido com a transformação social. Após a instituição da LDB/96, a Unigranrio passou a oferecer 32% da carga horária destinada a disciplinas que contemplam o conceito ampliado de saúde e o “cuidar” do Enfermeiro em todos os campos de atuação, além das discussões transversais nas demais disciplinas, incluindo políticas públicas de saúde, que proporcionam ao aluno a perspectiva da organização do Sistema Único de Saúde (SUS). Concluiu-se que a instituição analisada não seguiu a vertente assistencialista, mas optou pela formação de profissionais para atuar com autonomia, fazendo a diferença nas comunidades, visando um perfil de Enfermeiro com base na subjetividade e criatividade capazes de transformar a realidade na qual a Enfermagem é necessária.Descargas
Citas
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