“JOGO DA TRADUÇÃO”: UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GENÉTICA

Autores/as

  • Carlos Alberto Sanches Pereira Centro Universitário de Volta Redonda, Rio de Janeiro – Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente.
  • Ana Paula Cunha Pereira UNIFOA
  • Júlio Cezar Azevedo da Silva Junior Centro Universitário de Volta Redonda, Rio de Janeiro – Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente.
  • Gabriela Girão de Albuquerque Centro Universitário de Volta Redonda, Rio de Janeiro – Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente.
  • Valéria da Silva Vieira Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v10.n20.802

Resumen

As dificuldades no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de genética é bastante discutida nos meios escolar e acadêmico, principalmente o que tange aos aspectos relacionados às dificuldades de aplicabilidade e abstração dos conceitos que são abordados nesta disciplina. A proposta de uso da informática como ferramenta didática é cada vez mais comum em diversas áreas do saber. Buscando facilitar a compreensão de alguns conteúdos da disciplina de Genética, foi criado um jogo tecnológico onde os alunos pudessem interagir com os constituintes celulares envolvidos nos processos de transcrição de tradução. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é apresentar a construção e a forma de uso de um jogo digital de genética intitulado: “Jogo da Tradução”. Através da união de noções básicas em informática com conteúdos teóricos, concretizou-se a criação do “Jogo da Tradução”. Um jogo digital, construído com recursos básicos do PowerPoint, o qual permite o aluno à aplicação do conhecimento teórico para ele mesmo construir sua proteína. Este jogo permite o professor trabalhar de forma lúdica e interativa o conteúdo de genética molecular, um assunto normalmente tratado de forma exclusivamente teórica.

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Citas

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Publicado

2018-12-04

Número

Sección

Artigos