AVALIAÇÃO DO USO DE OBJETO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DA TAXONOMIA NORTH AMERICAN NURSING DIAGNOSIS ASSOCIATION (NANDA)

Autores

  • Anicésia Cecília Gotardi Ludovino Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP)
  • Leonardo Feriato Moreira Universidade de Ribeirão Preto
  • Maria José Bistafa Pereira Universidade de Ribeirão Preto
  • Pablo Rodrigo Sanches Universidade de Ribeirão Preto
  • Silvia Sidnéia da Silva Universidade de Ribeirão Preto
  • Edilson Carlos Caritá Universidade de Ribeirão Preto http://orcid.org/0000-0002-9767-4751

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v13.n26.2968

Palavras-chave:

Objeto de Aprendizagem, Tecnologia da Informação e da Comunicação, Taxonomia NANDA, Aplicativo

Resumo

O estudo teve como objetivo avaliar o uso de um Objeto de Aprendizagem (OA) como apoio ao ensino da Taxonomia North American Nursing Diagnosis Association (NANDA) na realização do diagnóstico de enfermagem. Trata-se de estudo exploratório-descritivo, com abordagem quantiqualitativa, realizado com alunos de graduação em Enfermagem de uma instituição de ensino superior privada do interior mineiro. Na primeira etapa os alunos realizaram uma avaliação (pré-OA) com dois estudos de caso; na segunda, utilizaram o OA desenvolvido para esse estudo durante quinze dias e na terceira etapa fizeram, após o período de quinze dias, outra avaliação (pós-OA) utilizando os mesmos estudos de caso. Os resultados demonstraram que antes de utilizar o OA a média de acertos (estudo de caso 1) foi de 3,79 ± 2,14 e após o uso do OA atingiram média de 5,21 ± 2,74. Também foi realizado o teste t de Student, considerando-se um p-value de 0,05, o p-value observado foi de 0,0030, indicando que as médias das duas avaliações diferem estatisticamente, o que também ocorreu com a segunda avaliação (estudo de caso 2), sendo a média antes do uso do OA de 1,60 ± 1,19 e, após o uso do OA passou para 2,79 ± 1,44, com o resultado do teste t de Student com p-value observado de 0,0. O estudo evidenciou que o OA avaliado poderá ser utilizado como recurso didático-pedagógico no ensino da assistência de enfermagem, pois a maioria dos alunos teve melhor desempenho nas avaliações após sua utilização.O estudo teve como objetivo avaliar o uso de um Objeto de Aprendizagem (OA) como apoio ao ensino da Taxonomia North American Nursing Diagnosis Association (NANDA) na realização do diagnóstico de enfermagem. Trata-se de estudo exploratório-descritivo, com abordagem quantiqualitativa, realizado com alunos de graduação em Enfermagem de uma instituição de ensino superior privada do interior mineiro. Na primeira etapa os alunos realizaram uma avaliação (pré-OA) com dois estudos de caso; na segunda, utilizaram o OA desenvolvido para esse estudo durante quinze dias e na terceira etapa fizeram, após o período de quinze dias, outra avaliação (pós-OA) utilizando os mesmos estudos de caso. Os resultados demonstraram que antes de utilizar o OA a média de acertos (estudo de caso 1) foi de 3,79 ± 2,14 e após o uso do OA atingiram média de 5,21 ± 2,74. Também foi realizado o teste t de Student, considerando-se um p-value de 0,05, o p-value observado foi de 0,0030, indicando que as médias das duas avaliações diferem estatisticamente, o que também ocorreu com a segunda avaliação (estudo de caso 2), sendo a média antes do uso do OA de 1,60 ± 1,19 e, após o uso do OA passou para 2,79 ± 1,44, com o resultado do teste t de Student com p-value observado de 0,0. O estudo evidenciou que o OA avaliado poderá ser utilizado como recurso didático-pedagógico no ensino da assistência de enfermagem, pois a maioria dos alunos teve melhor desempenho nas avaliações após sua utilização.

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Biografia do Autor

Anicésia Cecília Gotardi Ludovino, Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP)

Programa de Mestrado Profissional em Saúde e Educação, Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP)

Leonardo Feriato Moreira, Universidade de Ribeirão Preto

Curso de Engenharia de Computação, Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP)

Maria José Bistafa Pereira, Universidade de Ribeirão Preto

Programa de Mestrado Profissional em Saúde e Educação, Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP)

Pablo Rodrigo Sanches, Universidade de Ribeirão Preto

Curso de Engenharia de Software, Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP)

Silvia Sidnéia da Silva, Universidade de Ribeirão Preto

Programa de Mestrado Profissional em Saúde e Educação, Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP)

Edilson Carlos Caritá, Universidade de Ribeirão Preto

Programa de Mestrado Profissional em Saúde e Educação, Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP)

 

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Publicado

18-12-2021

Edição

Seção

Artigos