Avaliação de conteúdo do checklist transfusional:

Construção de um Software-Protótipo para o processo de informação em enfermagem com clientes submetidos à hemotransfusão

Autores

  • Vanilda de Souza Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO
  • Luiz Carlos Santiago Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO
  • Débora Matos de Azevedo Fontes Serviço de Atenção à Saúde do Policial - PMERJ
  • Priscila de Castro Handem Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO
  • Daniel Aragão Machado Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO
  • Flávio Vaz Machado Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v15.n29.3956

Resumo

A monitorização eficiente de possíveis eventos adversos decorrentes da transfusão nos receptores constitui um importante componente do sistema de Hemovigilância. O objetivo deste estudo foi construir um Software-Protótipo tendo como base o conteúdo do Checklist transfusional voltado para a equipe de Enfermagem que comtemple as informações primordiais referentes ao Cuidado prestado ao cliente submetido à Terapia Transfusional. Trata-se de uma abordagem qualitativa, que se refere a Pesquisa de Intervenções, na modalidade de Processo de Implantação. As etapas seguiram o modelo de operacionalização da prototipação de Pressman, sendo desenvolvidas no período de janeiro a setembro de 2021. O Software- Protótipo Checklist Transfusional foi submetido a avaliação de conteúdo e usabilidade por 38 (trinta e oito) especialistas. A avaliação dos índices de Validação de Conteúdo do Software-Protótipo Checklist Transfusional obteve um aumento da primeira para a segunda rodada com IVC total = 0,97%. A avaliação de usabilidade do Software-Protótipo Checklist Transfusional alcançou resultados SUS= 0,89 a 0,77 e score médio de 0,94. Conclusão: O Software-Protótipo Checklist Transfusional é adequado para a contribuição no provimento de informações, claras e seguras de rápida utilização, consulta e transmissão de dados acerca do cliente receptor de hemocomponentes, pois seu conteúdo, nos permite estabelecê-lo como um protocolo de padronização para registro de todas as ações fundamentais na segurança transfusional.

Palavras-chave: Cuidados de enfermagem. Software. Reação transfusional. Segurança do paciente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanilda de Souza, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário de Volta Redonda-UNIFOA (2004). Especialista em Saúde Mental e Saúde Pública pela Faculdade Católica Dom de Cuiabá (2008). Especialista em Terapia Intensiva de Alta Complexidade pela Universidade Gama Filho (2013). Mestre em Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar. Programa de Pós-graduação em Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO (2017). Especialista em Hemoterapia pelo Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti-HEMORIO (2018). Doutora pelo Programa de Pós-graduação Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO- Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (2019). Atou como Enfermeira do Serviço de Hemoterapia do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle/UNIRIO e Membro do Comitê Transfusional da Agência da Agência Transfusional do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle HUGG/UNIRIO 2021.Atuando como Enfermeira na Triagem Clinica do doador de Sangue na Coleta Externa de Sangue do Instituto Estadual Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti -Hemorio (2023).

Luiz Carlos Santiago, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Graduado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro/EEAN/UFRJ, em 1987. Especialista em Novas Metodologias do Ensino Superior pela EEAN/UFRJ. Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/EEAP/UNIRIO, em 1995. Doutor em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, SP - Centro Colaborador da Organização Pan-americana da Saúde/OPAS - Universidade de São Paulo/EERP/USP, em 2003. Pós-Doutor pela Escola de Enfermagem de São Paulo, EESP/USP, em 2010. Professor Titular do Departamento de Enfermagem Fundamental da EEAP/UNIRIO. Possui experiência na assistência com clientes hospitlizados e na docência, com ênfase no Curso de Graduação em Enfermagem e nos Programas de Pós-Graduação Stricto-Sensu Mestrado Acadêmico em Enfermagem, Mestrado Profissional em Saúde e Tecnologias no Espaço Hospitalar e Doutorado em Enfermagem e Biociências. Sua temática de pesquisas refere-se às Tecnologias da Informação e sua inserção na Área da Saúde. No dia 27 de setembro de 2019 defendeu a Tese de Titular com a pesquisa denominada "Reconfiguração do Trabalho de Enfermagem, a partir da Inserção das Tecnologias da Informação no Cotidiano da Prática Profissional", desenvolvida entre janeiro de 2018 e maio de 2019. Integra o LABORATÓRIO DE AVALIAÇÃO ECONÔMICA DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE (LAETS). Desenvolve, atualmente, a pesquisa institucional intitulada "Reconfiguração do Trabalho de Enfermagem, a partir da Inserção das Tecnologias da Informação no Cotidiano da Prática Profissional". Observação: A partir da data de 08 de outubro de 2020 desligou-se das funções de professor permanente e de orientador do Mestrado Profissional em Saúde e Tecnologias no Espaço Hospitalar.

Débora Matos de Azevedo Fontes, Serviço de Atenção à Saúde do Policial - PMERJ

Capitão Enfermeira da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) - atuando na coordenação do Serviço de Atenção à Saúde do Policial e do Núcleo Central de Imunização da Diretoria Geral de Saúde. Doutorado em Enfermagem e Biociências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2019). Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2015). Curso de Especialização Lato sensu em Saúde do Trabalhador pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2009) e Curso de Especialização Lato sensu nos moldes de Residência em Enfermagem Clínica e Cirúrgica em Traumatologia e Ortopedia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO e Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia - INTO (2013). Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2007). Experiência em enfermagem clínica e cirúrgica, saúde do trabalhador, imunização, ortopedia, educação e informática em saúde.

Priscila de Castro Handem, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2013). Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2007). Especialização nos Moldes da Residência em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2005). Graduação em Enfermagem Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2003). Atuou como enfermeira chefe do setor de Terapia Intensiva no HCE- RJ, tendo também experiência nos setores de Emergência, Clínica Médica e Centro Cirúrgico Ortopédico. Atuou como Professora do curso de graduação em Enfermagem da Faculdade Souza Marques e dos cursos de graduação em Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFRJ). Hoje é professora do Departamento de Enfermagem Fundamental (DEF) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Realiza pesquisas principalmente nos seguintes temas: enfermagem, saúde do trabalhador, cuidado, comunicação, criatividade, jogo dramático e educação.

Daniel Aragão Machado, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Professor Adjunto IV do Departamento de Enfermagem Fundamental, da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto - EEAP/Unirio (desde 2012). Doutor em Biociências (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2014). Mestre em Enfermagem (EEAP/Unirio, 2010). Especialista em Gestão de Hospitais Universitários Federais no SUS (Hospital Sírio Libanês, 2016). Especialista em Enfermagem Clínica e Cirúrgica Geral (Hospital dos Servidores do Estado - Residência, 2008), Pós-graduado em Enfermagem Intensiva de Alta Complexidade (Universidade Gama Filho, 2008). Graduado em Enfermagem (Unirio, 2005). Professor convidado dos Programas de Pós-graduação em Enfermagem de Emergência e Enfermagem Intensiva de Alta Complexidade da Universidade Gama Filho (2008-2013). Pesquisador do Laboratório de Avaliação Econômica e Tecnologias em Saúde (desde 2016).

Flávio Vaz Machado, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Doutorando pelo Programa de Enfermagem e Biociências da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Mestre em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente pelo Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), membro da Academia de Ciências de Nova Iorque (The New York Academy of Sciences). Possui Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pelo Instituto Superior de Educação Ibituruna (ISEIB), formação em Psicanálise Clínica pelo Instituto Brasileiro de Psicanálise Clinica, Ciências Humanas e Sociais (IBRAPCHS), especialização em Terapia Cognitivo Comportamental pelo UniFOA, licenciatura Plena em letras (Inglês/Português) pelo Instituto de Ciências Sociais e Humanas (ICSH), pós graduação em Ensino de Língua Inglesa pela Universidade Candido Mendes (UCAM) e está se especializando em Citologia Clínica pela Fundação Técnico-Educacional Souza Marques. Atua na área de Metodologias Ativas aplicadas ao Ensino em Saúde, Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico, Simulação Realística, Ensino em Meio Ambiente e Sustentabilidade, Inglês Instrumental Aplicado à Saúde e métodos e técnicas de interpretação de resultados de exames (Diagnóstico Clínico e Laboratorial, Gasometria Arterial e Balanço Hidroeletrolítico). Durante vivência nos Estados Unidos, fez cursos na American Red Cross (Cruz Vermelha Americana) e participou de conferências e simpósios em universidades e instituições conceituadas como a Harvard (Cambridge), Columbia (Nova Iorque) e Institut de Recherche Clinique de Montréal. Possui certificação pela Laerdal para atuar como Instrutor de Simulação Realística.

Downloads

Publicado

14-04-2023

Edição

Seção

Artigos