Solos na escola

uma alternativa de abordagem da educação ambiental no Ensino Fundamental I

Autores

  • Francyane Araújo Silva Universidade Federal da Paraíba - Centro de Ciências Agrárias
  • Anne Carolline Maia Linhares Universidade Federal da Paraíba - Centro de Ciências Agrárias
  • Roseilton Fernandes dos Santos Universidade Federal da Paraíba - Centro de Ciências Agrárias
  • Bruno de Oliveira Dias Universidade Federal da Paraíba - Centro de Ciências Agrárias
  • Witória de Oliveira Araujo universidade federal da paraíba
  • Milton César Costa Campos Universidade Federal da Paraíba - Centro de Ciências Agrárias

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v16.n30.4791

Resumo

Assuntos que envolvam o meio ambiente estão cada vez mais em evidência devido aos grandes desastres ambientais, que vem ocorrendo no decorrer dos anos no Brasil e em diversos lugares do mundo. Logo, o objetivo do trabalho foi a abordagem de solos para alunos do ensino fundamental I de escolas pública do município de Areia-PB, como alternativa de ensino-aprendizagem de educação ambiental, através de práticas pedagógicas alternativas. O projeto foi executado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Álvaro Machado, localizada no município de Areia-PB. A pesquisa teve caráter exploratório descritivo, com abordagem qualitativa. Para a pesquisa foi construído um questionário com 13 perguntas, distribuídos nas turmas em duas etapas, na ocorreu a aplicação do questionário, já na segunda foi a atribuição da prática através de oficinas. A educação ambiental com ênfase em solos, precisa ser inserida nos materiais didáticos com maior relevância. Através das práticas observou-se, um despertar da criatividade e o total interesse dos alunos associando as atividades ao seu cotidiano. As oficinas incentivaram os alunos a criarem pensamentos conservacionistas para preservação do solo.

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Publicado

29-03-2024

Edição

Seção

Artigos