Itinerário formativo em acolhimento e as práticas de enfermeiras de uma maternidade de alto risco
Palavras-chave:
acolhimento; humanização da assistência; enfermeiras e enfermeiros; maternidades; capacitação profissional.Resumo
Este artigo relaciona o itinerário formativo em acolhimento com as práticas de enfermeiras de uma maternidade de alto risco. Trata-se de um estudo de caso, de abordagem qualitativa, descritivo exploratório, com base teórico-metodológica das Práticas Discursivas e Produção de Sentidos no Cotidiano. Foram feitas entrevistas semiestruturadas com sete enfermeiras da triagem obstétrica e do pré-parto de uma maternidade localizada no nordeste brasileiro. Os resultados da pesquisa apontaram para uma fragilidade na formação em acolhimento em contextos da educação formal, com frágil integração entre teoria e prática. Houve destaque para a educação não formal e necessidade de reconhecimento da dimensão subjetiva das usuárias. Concluímos que as práticas das enfermeiras tiveram pouca relação com o itinerário formativo em acolhimento no âmbito formal, mas que o aprendizado no tema se deu em contextos de educação não formal.
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