Colaboração interprofissional em ambiente hospitalar: percepção de enfermeiros estatutários

Autores

Palavras-chave:

Equipe de saúde, Garantia da Qualidade dos Cuidados de Saúde, Educação interprofissional, Assistência Hospitalar

Resumo

Introdução: em hospitais, onde o cuidado do paciente transcende as capacidades de uma única especialidade, a colaboração interprofissional torna-se imprescindível e desafiadora. Objetivo: identificar a percepção dos enfermeiros estatutários de um hospital público sobre a colaboração interprofissional. Metodologia: pesquisa quantitativa, de delineamento transversal, descritivo, exploratório, prospectivo, com enfermeiros estatutários de um hospital público, sendo aplicada a Escala  de Jefferson de Atitudes Relacionadas à Colaboração Interprofissional. Resultados e Discussão: observou-se que os enfermeiros possuem pouca vivência em colaboração interprofissional, inclusive na graduação, sendo que 35,29% referiram que o trabalho em equipe no cuidado à saúde não pode ser um resultado do ensino interdisciplinar; 14,7% concordaram que a função principal de outros profissionais de saúde é seguir, sem questionamento, as orientações dos médicos que estão tratando os pacientes; 67,65% discordaram da afirmação de que a satisfação no trabalho não está relacionada às práticas de colaboração interprofissional; 41,17% concordaram que, devido à diferença de cada função, não há muitas áreas que permitam a sobreposição de responsabilidades entre os profissionais de saúde. Por outro lado, 79,42% concordaram que os profissionais de saúde devem estar envolvidos na tomada de decisões político-administrativas relativas ao seu trabalho. Considerações Finais: As percepções da equipe sobre a colaboração interprofissional podem ser influenciadas por experiências prévias e pela formação na graduação. A pesquisa, realizada com enfermeiros estatutários, com mais de duas décadas de atividade profissional, revelou a necessidade de institucionalizar a prática interprofissional no ambiente hospitalar, a partir de práticas de educação permanente em saúde.

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Biografia do Autor

Dulcinéia Gonçalves, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Associada Brasil (2016) e graduação em Enfermagem pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2000). Mestranda do Programa de Mestrado Profissional Inovação no Ensino Superior em Saúde, da Universidade Municipal de São Caetano do Sul .Atualmente é diretor técnico de saúde II - enfermagem do Hospital Regional Dr. Vivaldo Martins Simões. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem na Gestão e Gerenciamento.

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Publicado

17-11-2025

Edição

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Artigos