Aprendizagem baseada em problemas no Ensino Básico
aplicação em Feiras de Ciências
Palavras-chave:
ensino fundamental, biologia, metodologias ativas, ensino e aprendizagemResumo
Diante da necessidade de buscar novas estratégias que promovam a aprendizagem, foi proposto o uso de uma metodologia ativa de aprendizagem para o ensino de ciências. A metodologia escolhida foi a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), e foi aplicada para auxiliar turmas do 8o. ano do ensino fundamental a preparar seus trabalhos para uma feira de ciências. Para tanto, alunas do curso de licenciatura em ciências biológicas, integrantes de um projeto de ensino (Prodocência), apresentaram a proposta para a turmas do 8o. ano, instruíram quanto ao preparo do trabalho, forneceram perguntas norteadoras para despertar a discussão entre os membros e atuaram junto deles durante a execução das tarefas. A culminância na Feira de Ciências contou com apresentação oral e exposição de cartazes e outros materiais. O engajamento dos alunos em trazer elementos do cotidiano, mostrou não apenas a criatividade dos alunos, mas também sua capacidade de conectar o conhecimento acadêmico com a vida real. O presente trabalho demonstrou que a aplicação da metodologia de ABP, em conjunto com a realização de feiras de ciências, pode efetivamente promover uma educação mais dinâmica e significativa.
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