O ensino de genética na EPT: uma sequência didática para o curso técnico de análises clínicas
Palavras-chave:
EPT. Ensino e Aprendizagem. Ensino de Genética. Sequência Didática.Resumo
Um dos aspectos centrais da educação profissional e tecnológica é a integração entre teoria e prática. Essa abordagem ajuda a desenvolver competências técnicas e habilidades práticas essenciais para o desempenho eficaz em um ambiente profissional. O trabalho como princípio educativo valoriza a prática e a aplicação do conhecimento como parte essencial do processo educativo, proporcionando aos discentes as oportunidades de desenvolver habilidades práticas, competências sociais e uma compreensão mais profunda dos conteúdos, preparando-os para enfrentar os desafios do mundo real de maneira mais eficaz. O presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma pesquisa com a finalidade de facilitar a aprendizagem com significado dos conceitos de Genética Básica na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A pesquisa é de natureza aplicada, de abordagem qualitativa, de objetivo exploratório, tendo como procedimentos a pesquisa bibliográfica, a pesquisa de campo e a pesquisa-ação, a fim de desenvolver uma sequência didática para o ensino de Genética Básica. A sequência didática proposta está ancorada na abordagem dos três momentos pedagógicos - problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. O Ensino de Genética desempenha um papel importante na formação acadêmica e científica, refletindo sua relevância em diversas áreas da biologia e das ciências da vida, especialmente nos cursos voltados para a área da saúde. As atividades práticas colaboram com a participação ativa dos educandos, pois eles percebem a relevância do que estão aprendendo. O trabalho significativo e contextualizado tende a tornar a aprendizagem mais envolvente e interessante para os discentes.
Downloads
Referências
AGUIAR, K. A. & Castro, I. F.A. A genética do ensino médio na perspectiva discente: um estudo de caso no município de Uruçuí-PI. Instituto Internacional despertando vocações, [s.l], 7.ed, 1-16. Trabalho apresentado no 7º Congresso Internacional das Licenciaturas, 2020. https://cointer.institutoidv.org/smart/2020/pdvl/uploads/1690.pdf. Acesso em: 14 out. 2022.
AOS quatro anos, Nina faz sucesso nas redes sociais e chama atenção para o albinismo. Fantástico. 19 de junho. 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2023/06/19/aos-quatro-anos-nina-faz-sucesso-nas-redes-sociais-e-chama-atencao-para-o-albinismo.ghtml. Acesso em: 02 dez. 2024.
ARAUJO, G. L. O ensino de conceitos básicos da Genética: uma comparação entre a metodologia ativa, baseada no ensino investigativo empregando a realidade aumentada, e metodologia expositiva tradicional. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) — Universidade de Brasília, Brasília. 2022.
AUSUBEL, D. P. A teoria da aprendizagem significativa e a educação escolar. São Paulo: Editora Pedagógica. 2003.
BRASIL. Lei n° 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias: orientações curriculares para o ensino médio. Brasília, 2006. 135 p. v. 2. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/ arquivos/pdf/book_volume_02_internet.pdf. Acesso em: 10 jul. 2024
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
FREIRE, P.. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1996.
GUIMARÃES ZANELLA DINIZ, P.; CREMONINI DE ARAUJO-JORGE, T.; DINIZ MONTEIRO DE BARROS, M. Ensino de genética na educação básica: uma revisão sistemática sobre o tema. Revista Ponto de Vista, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 01–21, 2023. DOI: 10.47328/rpv.v12i3.17143. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/17143. Acesso em: 15 out. 2024.
KLEPACZ, Andréa. Células-tronco têm grande potencial no tratamento de doenças vasculares. Brasil Health. 12 de janeiro. 2025. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/celulas-tronco-tem-grande-potencial-no-tratamento-de-doencas-vasculares/. Acesso em: 03 fev. 2025.
KRASILCHIK, M. Reformas e realidade: o caso do ensino de ciências. São Paulo em Perspectiva, v.14, n.1, 2000.
KUENZER, A. Z. (2004). Competência como práxis: os dilemas da relação entre teoria e prática na educação dos trabalhadores. Boletim Técnico Do Senac, 30(3), 81–93. Recuperado de https://www.bts.senac.br/bts/article/view/501 Acesso em: 24 jul. 2024.
MACHADO, Simone. 'Vou para qualquer lugar, só preciso de tomada': a vida com fibrose cística. BBC News Brasil. 31 de janeiro. 2023. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-64341463 . Acesso em: 02 dez. 2024.
MORAES, C. S. A genética no ensino de biologia: sua história, importância, desafios e adaptações metodológicas em consonância com a revolução digital. Trabalho de Conclusão de Curso da Universidade Federal de São Carlos, SP. 2023.
RAMOS, M. Concepção do ensino médio integrado à educação profissional. Natal: Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte, 2007
ROCHA, Lucas. Conheça os principais avanços no estudo das células-tronco. CNN Brasil Soft. 23 de novembro. 2022. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/conheca-os-principais-avancos-no-estudo-das-celulas-tronco/ . Acesso em: 04 dez. 2024.
SANTANA, J.I.; CARVALHO, M.E.O.; SANTANA, J.M.; GARCIA, A.C.L. Sequência didática para o ensino de genética: utilização de histórias em quadrinhos contextualizadas sobre o sistema ABO e o fator Rh. Research, Society and Development, 2021, v. 10, n. 16
ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre:
Artmed, 2010.





