Material Educativo e seu público: um panorama a partir da literatura sobre o tema

Autores

  • Ana Paula Rodrigues Cavalcante de Paiva Fundação Oswaldo Cruz / Instituto oswaldo Cruz
  • Eliane Portes Vargas Fundação Oswaldo Cruz / Instituto oswaldo Cruz

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v9.n18.769

Resumo

A produção de materiais educativos tem sido considerada pertinente em abordagens relacionadas a várias temáticas do ensino, em ciências e/ou em saúde e ambiente, sobretudo quanto aos aspectos relacionados às etapas de seu desenvolvimento e  o processo participativo que as caracterizam. Neste trabalho, procurou-se apresentar algumas reflexões sobre o que tem sido produzido de conhecimento acerca dos materiais educativos visando uma maior compreensão das análises presentes na literatura nacional sobre o tema. Para tanto, foi realizado um levantamento de artigos na Base Scielo-Brasil buscando identificar nos mesmos  aspectos presentes em sua abordagem relacionados à produção, público, uso e avaliações de materiais educativos. Na caracterização conjunta dos 19 artigos levantados, aponta-se as diversidades de materiais analisados, as predominâncias da temática da saúde e da análise realizada pelos autores ou pelo público que serão discutidas no presente trabalho.

Downloads

Biografia do Autor

Ana Paula Rodrigues Cavalcante de Paiva, Fundação Oswaldo Cruz / Instituto oswaldo Cruz

Bióloga de formação , servidora da Fiocruz desde 1998, atuou em BioManguinhos implantando as Boas Fábricacs de Fabricação. Desde 2004 atua em projetos de Educação Não Formal com público de jovens e crianças visando o diálogo e a reflexão para promoção da saúde e da qualidade de vida. Atualmente faz mestrado em Ensino em Biociências e Saúde no Instituto Oswaldo cruz/Fiocruz onde procura avaliar os usos de um material educativo desenvolvido sob o prisma das tecnologias sociais.

Eliane Portes Vargas, Fundação Oswaldo Cruz / Instituto oswaldo Cruz

Pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz. Doutora em Saúde Coletiva com concentração em Ciências Humanas pelo Instituto de Medicinal Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2006). Integrou o Curso de Aperfeiçoamento em Metodologia de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Saúde Reprodutiva no Pragrama em Gênero, Sexualidade e Saúde do Instituto de Medicina Social da UERJ/ Fiocruz/ Unicamp/ UFBa (1998/1999). Mestra em Tecnologia Educacional em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Docente da Pós-Graduação Stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde/IOC/Fiocruz exercendo a função de Coordenadora Adjunta (2010-2012). Docente da Pós-Graduação Stricto sensu em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ). Desenvolve nestes programas linha de pesquisa sobre Corpo, Sexualidade e Reprodução na perspectiva das Ciências Sociais. Neste âmbito investigou o tema da infertilidade na perspectiva das relações familiares e de gênero no universo das camadas populares (1999) e camadas médias (2006) no Rio de Janeiro. Estas pesquisas tem o propósito de analisar de que modo as conexões entre sexualidade e reprodução permanecem presentes nos discursos e práticas dos diferentes grupos sociais. A partir desta perspectiva busca-se compreender como as dimensões culturais dos diversos fenômenos sociais ligam-se aos temas de saúde e doença. A atuação profissional da pesquisadora está voltada à pesquisa e ao ensino de pós-graduação na área da saúde e do ensino de ciências na perspectiva das ciências sociais, particularmente da antropologia, relacionados às temáticas: corpo, gênero, sexualidade, reprodução e família, comunicação. Atua como pesquisador nos seguintes grupos de pesquisa: Avaliação de Programas de Controle de Processos Endêmicos - (ENSP/LASER) e Estado, proteção social e políticas públicas (ENSP/DAPS) e Núcleo de Estudos sobre Cultura e Alimentação (UERJ).

Referências

ARAÚJO, I. Materiais educativos e produção de sentidos na intervenção social em Monteiro, S.S., Vargas, E.P. Educação, Comunicação e Tecnologia Educacional: interfaces com o campo da saúde, p. 49-70. Editora Fiocruz, 2006.

BRITO, I. F. Desenvolvimento Infantil: Concepções de Professores e suas implicações na manifestação do preconceito. Dissertação de Mestrado em Educação, Universidade de Brasília, 2005.

CASTRO, I. R. R. et al. A culinária na promoção da alimentação saudável: delineamento e experimentação de método educativo dirigido a adolescentes e a profissionais das redes de saúde e de educação. Rev. Nutr. v. 20, n. 6, p. 571-588. 2007.

CASTRO, M. S., PILGER. F. D., & FERREIRA, M. B. C. Development and validity of a method for the evaluation of printed education material. Pharm Prac. v. 5, 89-94, 2007.

COORDENADORIA DE COOPERAÇÃO SOCIAL DA PRESIDÊNCIA(CCSP)/FIOCRUZ. Experiências do Edital de Cooperação Social para o Desenvolvimento Territorializado 02/2011. Rio de Janeiro, 38pp. , 2014.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Artmed, p. 43-63, 2007.

FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas “estados da arte”. Educação e Sociedade, v. 23, n.79,
 p.257-272, 2002.

FIELD, H., POWELL, P. Public understanding of science versus public understanding of research. Public Understand. Science. v. 10, p 421–426, 2001.

FREITAS, F. V. e REZENDE FILHO, L. A. Modelos de comunicação e uso de impressos na educação em saúde: uma pesquisa bibliográfica. Interface (Botucatu). V. 15, n. 36, p. 243-256, 2011.

FREITAS, A. A. S. e CABRAL, I. E. O cuidado à pessoa traqueostomizada: análise de um folheto educativo. Esc. Anna Nery. v. 12, n. 1, p. 84-89, 2008.

GONZÁLEZ-REY, Fernando. Sujeito e subjetividade. São Paulo: Thomson, 2003.

KAPLÚN, G. Material Educativo: a experiência do aprendizado. Comunicação & Educação. v. 27, maio/ago, p. 46-60, 2003.

KAWAMOTO, E. M. e CAMPOS, L. M. L. Histórias em quadrinhos como recurso didático para o ensino do corpo humano em anos iniciais do Ensino Fundamental. Ciênc. educ. (Bauru). v. 20, n. 1, p. 147-158, 2014.

KELLY-SANTOS, A. e ROZEMBERG, B. Comunicação por impressos na saúde do trabalhador: a perspectiva das instâncias públicas. Ciênc. saúde coletiva. v. 10, n. 4, p. 929-938, 2005.

KELLY-SANTOS, A.; MONTEIRO, S. e ROZEMBERG, B. Significados e usos de materiais educativos sobre hanseníase segundo profissionais de saúde pública do Município do Rio de Janeiro, Brasil. Cad. Saúde Pública. v. 25, n. 4, p. 857-867, 2009.

KELLY-SANTOS, A.; MONTEIRO, S. S.; RIBEIRO, A. P. G. Acervo de materiais educativos sobre hanseníase: um dispositivo da memória e das práticas comunicativas. Interface (Botucatu). v. 14, n. 32, p. 37-51, 2010.

LUZ, Z. M. P. Evaluation of informative materials on leishmaniasis distributed in Brazil: criteria and basis for the production and improvement of health education materials. Cad. Saúde Pública. v. 19, n. 2, p. 561-569, 2003.

LUZ, Z. M. P.; SCHALL, V. e RABELLO, A. Evaluation of a pamphlet on visceral leishmaniasis as a tool for providing disease information to healthcare professionals and laypersons. Cad. Saúde Pública. v. 21, n. 2, p. 608-621, 2005.

MANO, S. M. F.; GOUVEIA, F. C. e SCHALL, V. T. "Amor e sexo: mitos, verdades e fantasias": jovens avaliam potencial de material multimídia educativo em saúde. Ciênc. educ. (Bauru). v. 15, n. 3, p. 647-658, 2009.

MATOS, K. J. N.; STELKO-PEREIRA, A. C. Análise Aparente de Tecnologia Educativa para Universitários sobre Abuso Sexual Infantil. Psico-USF, Itatiba , v. 20, n. 2, p. 349-352, ago. 2015 .

MONTEIRO, P. H. N. e BIZZO, N. Hábitos, atitudes e ameaças: a saúde nos livros didáticos brasileiros. Cad. Pesqui. v. 44, n. 151, p. 132-154, 2014.

MONTEIRO, S. S. e VARGAS, E. P. Educação, Comunicação e Tecnologia Educacional: interfaces com o campo da saúde. Editora Fiocruz. 252p. 2006.

MONTEIRO, S. S.; VARGAS, E. P. e CRUZ, M. Desenvolvimento e uso de tecnologias educacionais no contexto da Aids e da saúde reprodutiva: reflexões e perspectivas em Monteiro, S.S., Vargas, E.P. Educação, Comunicação e Tecnologia Educacional: interfaces com o campo da saúde. Editora Fiocruz, p. 27-48, 2006.

NOGUEIRA, M., MODENA, C., SCHALL, V. Materiais educativos impressos sobre saúde sexual e reprodutiva utilizados na atenção básica em Belo Horizonte, MG: caracterização e algumas considerações. RECIIS. v. 3, p. 169-179, 2009.

PASQUALI, L. Psicometria: Teoria e aplicações. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1997.

PIMENTA, D.N.; SILVA LEANDRO, A.M. e SHALL, V. Experiências de desenvolvimento e avaliação de materiais educativos sobre saúde: abordagens sócio-históricas e contribuições da antropologia visual. Em Monteiro, S.S., Vargas, E.P. Educação, Comunicação e Tecnologia Educacional: interfaces com o campo da saúde. Editora Fiocruz, p. 87-112. 2006.

PIMENTA, D.N.; DINIZ, H. M. N.; ANDRADE, M. A. M.; OLIVEIRA, P. R.; SILVA, J. F., DIAS, J. C. P.; SCHALL, V. T. e SANTOS, R. A importância do ergodesign na avaliação de cd-rom sobre dengue e doença de chagas na educação em saúde. Trab. Educ. Saúde. v. 6, n. 1, p. 147-167, 2008.

ROSSI, S. Q. et al. Um novo olhar sobre a elaboração de materiais didáticos para educação em saúde. Trab. educ. saúde. v. 10, n. 1, p. 161-176, 2012.

SANTOS, A. K.; RIBEIRO, A. P. G. e MONTEIRO, S. Hanseníase e práticas da comunicação: estudo de recepção de materiais educativos em um serviço de saúde no Rio de Janeiro. Interface (Botucatu), v. 16, n. 40, p. 205-218, 2012.

SOBRINHO-SANTOS, C. K. et al. Relatos de caminhoneiros sobre a prevenção do HIV e o material educacional impresso: reflexões para educação em saúde. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru , v. 21, n. 4, p. 1011-1030, 2015.

SOUZA, A. P. G., OLIVEIRA, R. M. M. A. Aprendizagem da docência em grupo colaborativo: histórias infantis e matemática. Educ. Pesqui. v. 39, n. 4, p. 859-874, 2013.

SOUZA, L. M.; MORAIS, R. L. G. L.; OLIVEIRA, J. S. Direitos sexuais e reprodutivos: influências dos materiais educativos impressos no processo de educação em sexualidade. Saúde debate, Rio de Janeiro , v. 39, n. 106, p. 683-693, set. 2015 .

TORAL, N.; CONTI, M. A. e SLATER, B. A alimentação saudável na ótica dos adolescentes: percepções e barreiras à sua implementação e características esperadas em materiais educativos. Cad. Saúde Pública. v. 25, n. 11, p. 2386-2394, 2009.

VARGAS, E.P. e MONTEIRO, S.S. Banco de Materiais: Desenvolvimento e estímulo a novas pesquisas. Em Monteiro, S.S., Vargas, E.P. Educação, Comunicação e Tecnologia Educacional: interfaces com o campo da saúde. Editora Fiocruz, p.143-154, 2006.

VIEIRA, G. M. e GOMES, M. L. M. Livros didáticos e formação de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Educ. Rev. n. 54, p. 257-274, 2014.

ZANON, D. A. V., GUERREIRO, M. A. S. e OLIVEIRA, R. C. Jogo didático Ludo Químico para o ensino de nomenclatura dos compostos orgânicos: projeto, produção, aplicação e avaliação. Cien. Cogn. v. 13 (1), p. 72-81, 2008.

Downloads

Publicado

19-12-2017

Edição

Seção

Artigos