Utilizando recursos das tecnologias da informação e comunicação para apoio ao ensino da disciplina expressão gráfica nos cursos de engenharia

Carlos Vitor de Alencar Carvalho, Janaina Veiga, Júlio César da Silva

Resumo


Este trabalho apresenta reflexões da utilização de recursos das Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC – no apoio ao ensino da disciplina de expressão gráfica nos cursos de Engenharia. A disciplina expressão gráfica tem no seu conteúdo tópicos de desenho técnico e de geometria descritiva. A proposta apresenta a utilização das TIC em dois momentos: um com o uso do software GeoDescritiva e outro com a utilização de animações geradas especificamente para o curso a partir do software livre Régua e Compasso. A utilização dessa metodologia foi aplicada com alunos de cursos de engenharia elétrica, ambiental e de produção. Ao final do artigo são apresentados e discutidos os resultados do uso dessa metodologia em sala de aula.

Palavras-chave


Software Educativo Educação Matemática Geometria Descritiva Desenho Geométrico

Texto completo:

PDF

Referências


Autoscreenrecorder. Disponível em: http://www.wisdom-soft.com/. Acessado em 10 de outubro de 2009. 2009.

Bolgheroni, W. & Silveira, I. F. Software Livre Aplicado ao Ensino de Geometria e Desenho Geométrico. Anais do XXVIII Congresso da SBC – WIE – Workshop sobre Informática na Escola, Belém, Pará, 2008.

Borba, M. C. & Penteado, M. G. - Informática e Educação Matemática - coleção tendências em Educação Matemática – Editora Autêntica, Belo Horizonte, Minas Gerais, 2001.

CARVALHO, C. V. A. Animação da construção de uma reta perpendicular - modo 2. Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=Us9JbWqDbdI. Acessado em 30 de maio de 2011. 2011a.

CARVALHO, C. V. A. Animação da construção dos triângulos a partir dos lados. Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=3yF9t9ImKKI. Acessado em 30 de maio de 2011. 2011b.

CARVALHO, C. V. A. Animação da concordância entre dois segmentos convergentes, onde se conhece o ponto de interseção, com um arco Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=h4tQUDOoH3M. Acessado em 30 de maio de 2011. 2011c.

CARVALHO, C. V. A. Animação da concordância entre duas retas paralelas. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ndkJ8hl9aI4. Acessado em 30 de maio de 2011. 2011d.

CARVALHO, C. V. A. Animação da concordância entre uma reta e um arco Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=OctcTjELVZI. Acessado em 30 de maio de 2011. 2011e.

CARVALHO, C. V. A. Animação da construção bissetriz de um ângulo formado por dois segmentos. Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=XIuEE38j9mk. Acessado em 30 de maio de 2011. 2011f.

CARVALHO, C. V. A. Animação da construção de uma reta perpendicular - modo 1. Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=MTbDrkq_BcM. Acessado em 30 de maio de 2011. 2011g.

CARVALHO, C. V. A. Animação da construção de uma reta perpendicular - modo 3. Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=XshZ2lGdjak. Acessado em 30 de maio de 2011. 2011h.

CARVALHO, C. V. A. Animação do traçado de duas tangentes à um círculo passando por ponto externo comum as duas tangentes. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Wz4_zxDXDYM. Acessado em 30 de maio de 2011. 2011i.

CARVALHO, C. V. A. Animação do traçado de uma tangente à um círculo. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=6gi0deFsbA4. Acessado em 30 de maio de 2011. 2011j.

CARVALHO, C. V. A. Animação do traço de uma reta paralela por um ponto exterior a uma reta. Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=6gU1ygqCjVw. Acessado em 30 de maio de 2011. 2011k.

CARVALHO, C. V. A. Software GeoDescritiva. Disponível em: http://www.cvac.eng.br/Geodescritiva/. Acessado em 30 de maio de 2011. 2011l.

CARVALHO, C. V. A., CARVALHO, J. V. Um software educacional gráfico e interativo para apoio ao estudo de tensões planas através do círculo de Mohr. Revista de Informática Mater Dei, v.4, p.1-12, 2008.

CARVALHO, C. V. A., CARVALHO, J. V., SILVA, J. C. da VAPD-2D - Simulador para Apoio ao ensino da Engenharia Ambiental. Revista Eletrônica TECCEN (on-line) Disponível em: http://www.uss.br/page/revistateccen.asp. , v.1, p.1 - 8, 2008.

CARVALHO, C. V. A.; MARTHA, L. F.; TEIXEIRA, W. FLUXOVENTO - Um simulador gráfico interativo para o estudo de ventilação em ambientes construídos. In: VII Encontro Nacional sobre Conforto no Ambiente Construído (ENCAC), Maceió. ISBN: 85-89478-12-2. Maceió, v. 1. p. 350-360, 2005.

COHEN, M; MANSSOUR, I. OpenGL – Uma Abordagem Prática e Objetiva. Novatec, 2006.

Cornell, G., Strain, T. Delphi Segredos e Soluções. 1ª Ed. São Paulo: Makron Books, 1995.

Deslandes, S. F., Gomes, R. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Maria Cecília de Souza Minayo (organizadora). 25ª edição. Revista e atualizada. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

Fischbein, E. Psycology and mathematics In: Nesher, P. & Kilpatrick, J. (ed.). Mathematics and cognition: a research synthesis by the international group for the psychology of mathematics education. Cambridge: Cambrige University Press, 1990. p. 1-13. ICMI Study Series, 1990.

Guillermo, O. E. P., Tarouco, L. M. R.; Endres, L. A. M. O Poder das Simulações no ensino de hidráulica. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre - Brasil; v. 3, n. 1, 2005 Disponível em: http://www.cinted.ufrgs.br/renote/maio2005/index.html. Acessado em 10 de outubro de 2009.

Morgado, F.; Almeida, P., Ambiente Interactivo para o Ensino da Geometria Descritiva, Actas do VI Congresso Iberoamericano de Informática Educativa, Vigo, 2002.

Pretto, N., Políticas Públicas Educacionais no mundo contemporâneo. Liinc em Revista, v.2, n.1, março 2006, p.10 – 27. Disponível em: http://www.liinc.ufrj.br/revista/index-revista.htm. Acessado em 01 de outubro de 2009.

Régua e Compasso, Software Régua e Compasso, Disponível em: http://www.rene-grothmann.de/. Acessado em 10 de outubro de 2009, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Cadernos UniFOA



Cadernos UniFOA

Campus Três Poços - Av. Paulo Erlei A. Abrantes, 1325 - Três Poços
Prédio 3 - Sala 2 (Casarão)
Volta Redonda - RJ - CEP: 27240-560
Tel.: (24) 3340-8400 – Ramal: 8350

Indexado em:





  • Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.