C.O.S – 3DRA - Software construtor de objetos tridimensinais: Uma proposta de Construção de Sólidos Geométricos Através da Realidade Aumentada

Autores

  • Rodolfo Gregório de Moraes FEUDUC
  • Carlos Vitor de Alencar Carvalho FAETEC
  • Ana Maria Severiano de Paiva USS

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n15.1034

Palavras-chave:

New technologies applied to education, Increased reality Space geometric constructions

Resumo

Numa era em que as tecnologias invadem a vida dos cidadãos, em especial nas áreas urbanas, como podemos aumentar a capacidade de percepção espacial e mesmo investigar as transformações geométricas, se apropriando de recursos tecnológicos? Neste artigo objetivamos responder este questionamento com a exploração de construções de sólidos geométricos, através da combinação de sólidos previamente determinados, a saber, o cubo, o cone, a esfera e o cilindro, através da mediação da Realidade Aumentada (RA). Essa manipulação dos sólidos favorece a evolução gradual do conhecimento geométrico do aluno/usuário que, devido à forma lúdica apresentada, baseada em modelos pré-organizados que o desafia, faz com que este reflita sobre suas ações de forma crítica, percebendo, através de erros na construção, a necessidade de implementação de determinada ação corretiva para obter o êxito na atividade proposta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMOULOUD, Saddo Ag et al. A geometria no ensino fundamental: reflexões sobre uma experiência de formação envolvendo professores e alunos. Rev. Bras. Educ., Dez 2004, no.27, p.94-108. ISSN 1413-2478

ARTOOLKIT ARTOOLKIT versão 2.72. Disponível em: http://www.hitl.washington.edu/artoolkit/documentation/index.html. Acesso em: 01/12/2010

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Fundamental – Matemática. Brasília: Secretaria de Ensino Fundamental, 1998.

CAMELO, Marcelo A. Ambiente em Realidade Virtual para usuários de Educação a Distância : Estudo da Viabilidade Técnica. Florianópolis, 2001. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Engenharia da Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina;

CANTARELLI, Elisa Maria Pivetta - Software Educacional II- Pós-Graduação – Especialização em Informática na Educação - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - 2004

CARRARD, Marcos. Tutorial VRML. Ijuí, 2001. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul- UNIJUÍ

CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria e Educação , Porto Alegre, nº 2 177-229, 1990.

FOSSE, Juliana Moulin. Representação Cartográfica Interativa Tridimensional: Estudo da variável cor em ambiente VRML. Curitiba, 2004. Dissertação de Mestrado

(Mestrado em Ciências Geodésicas) – Universidade Federal do Paraná.

MANSSOUR, Isabel Harb . Introdução á VRML 2.0. Porto Alegre, RS PUC/RS Disponível em http://www.inf.pucrs.br/~manssour/VRML/index.html - Acessado em 30 de Outubro de 2010.

MORELATTI, Maria Raquel Miotto; SOUZA, Luís Henrique Gazeta de. Aprendizagem de conceitos geométricos pelo futuro professor das séries iniciais do Ensino Fundamental e as novas tecnologias. Curitiba, Educar, n.28, p. 263-275, 2006. Editora UFPR

VALENTE, José Armando. O Computador na sociedade do conhecimento. Campinas, SP UNICAMP/NIED, 1999.

ZORZAL, E. R.; BUCCIOLI, Arthur Augusto Bastos; KIRNER, Cláudio. Usando Realidade Aumentada no Desenvolvimento de Quebra-cabeças Educacionais. In: SVR2006 - VIII Symposium on Virtual Reality, 2006, Belém-PA. Proceedings of VIII Symposium on Virtual Reality. Belém, PA : Editora CESUPA, 2006. p. 221-232.

Downloads

Publicado

03/27/2017

Edição

Seção

Tecnologia e Engenharias