A visualidade da geração do Brock

Autores

  • Mauro Sérgio de Senna Araujo Discente do curso de Design do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • Ana Paula Zarur Docente do curso de Design do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v9.n1%20(Esp.).1111

Palavras-chave:

Design, Rock, Juventude, Capas de LP

Resumo

O presente trabalho é fruto de uma pesquisa de cunho histórico que tinha por objetivo desvelar os significados contidos nas capas de disco do movimento BRock. O caminho metodológico adotado foi a Hermenêutica de Profundidade de Thompson (1995), um processo interpretativo composto por três fases mutuamente interdependentes e complementares: a análise sócio-histórica, a análise formal ou discursiva e a interpretação/reinterpretação. A primeira fase descreve as condições sociais e históricas de produção, circulação e consumo das capas de LPs. A segunda consiste em uma análise da organização interna destas formas simbólicas, com suas características estruturais, seus padrões e rela- ções. Já a terceira fase trata-se de um processo de síntese, relacionando todos elementos abordados nas duas etapas anteriores e oferecendo uma interpretação da ideologia subjacente ao discurso midiático.

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Publicado

28-03-2017

Como Citar

ARAUJO, Mauro Sérgio de Senna; ZARUR, Ana Paula. A visualidade da geração do Brock. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 9, n. Esp, p. 27–47, 2017. DOI: 10.47385/cadunifoa.v9.n1 (Esp.).1111. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/1111. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Especial Design

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