Estudo da morfologia e da dureza por microindentação Vickers do ferro fundido branco hipoeutético e hipereutético

Autores

  • Alessandro Oliveira de Souza UniFOA/ Aluno do Mestrado Profissional em Materiais
  • Everson Cruz da Silva UniFOA/ Aluno do Mestrado Profissional em Materiais
  • Frederico de Aquino Carneiro UniFOA/ Aluno do Mestrado Profissional em Materiais
  • Joana Martins Jorge UniFOA/ Aluno do Mestrado Profissional em Materiais
  • Rafael Iacillo Soares UniFOA/ Aluno do Mestrado Profissional em Materiais
  • Ricardo de Freitas Cabral Professor responsável Doutor - UniFOA Professor Doutor - Centro Universitário Geraldo Di Biase – UGB - Rodovia Benjamin Lelpo, Km 11, Barra do Piraí- RJ, CEP.: 27101-090, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v11.n32.364

Palavras-chave:

Ferro Fundido Branco Hipereutético, Ferro Fundido Branco Hipoeutético, Microestrutura, Microdureza Vickers

Resumo

O Ferro Fundido Branco é muito utilizado em peças em que se necessite elevada resistência à abrasão. Este tipo de ferro fundido não possui grafita livre em sua microestrutura. Neste caso o carbono encontra-se combinado com o ferro, resultando em elevada dureza e elevada resistência à abrasão. Praticamente não pode ser usinado. A peça deve ser fundida diretamente em suas formas finais ou muito próximo delas, a fim de que possa ser usinada por processos de abrasão com pouca remoção de material. É utilizado na fabricação de equipamentos para a moagem de minérios, pás de escavadeiras e outros componentes similares. Este trabalho tem como objetivo principal a caracterização microestrutural e a análise da Microdureza Vickers do Ferro Fundido Branco Hipoeutético e Hipereutético. As amostras foram preparadas metalograficamente, conforme norma ASTM E 407. Foram utilizados os seguintes equipamentos para análise da estrutura do material: Microscópio Óptico (MO), Microscópio Metalográfico Invertido, Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV), Microdurômetro e Durômetro. Análises realizadas em Microscópio Óptico e Microscópio Metalográfico Invertido mostraram no Ferro Fundido Branco Hipoeutético uma microestrutura caracterizada de dendritas de perlita, áreas pontilhadas constituída de ledeburita e as áreas brancas constituídas de cementita, e no Ferro Fundido Branco Hipereutético uma microestrutura caracterizada de longos cristais de cementita sobre um fundo de ledeburita. Este resultado também foi analisado pelas imagens de alta resolução obtidas no MEV. Foram realizados testes de microdureza na escala Vickers com uma carga de indentação de 500gf. Os resultados mostram que, tanto na análise microestrutural, quanto na análise da microdureza, os valores claramente evidenciam as características do material estudado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo de Freitas Cabral, Professor responsável Doutor - UniFOA Professor Doutor - Centro Universitário Geraldo Di Biase – UGB - Rodovia Benjamin Lelpo, Km 11, Barra do Piraí- RJ, CEP.: 27101-090, Brasil

Sou Doutor e Mestre em Ciência dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia – IME. Também possuo graduação em Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ. Trabalho na área de ciência dos materiais, mais especificamente com cerâmicas estruturais que possui aplicações nos setores que exigem altas temperaturas. Na UniFOA estou alocado no departamento de Engenharia Elétrica.

Referências

CALLISTER Jr, W D. Ciência e engenharia dos materiais uma introdução, 7ª edição, Rio de Janeiro: LTC, 2008.

CHIAVERINI, V. “Aços e ferros fundidos”. 7ª ed., São Paulo: Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais: ATM, 2002.

CIÊNCIA DOS MATERIAIS (Brasil). Disponível em: < http://www.cienciadosmateriais.org/index.php?acao=exibir&cap=13&top=242/>. Acesso em: 11 nov. 2015.

VIDAL, D. F. Análise de estrutura e propriedades mecânicas de um ferro fundido nodular em processo de fundição produzido pela técnica de imersão de sino. 2013. Tese de Mestrado; 2013, UENF, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Rio de Janeiro, 2013.

Downloads

Publicado

10-12-2016

Como Citar

SOUZA, Alessandro Oliveira de; SILVA, Everson Cruz da; CARNEIRO, Frederico de Aquino; JORGE, Joana Martins; SOARES, Rafael Iacillo; CABRAL, Ricardo de Freitas. Estudo da morfologia e da dureza por microindentação Vickers do ferro fundido branco hipoeutético e hipereutético. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 11, n. 32, p. 7–14, 2016. DOI: 10.47385/cadunifoa.v11.n32.364. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/364. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia e Engenharias

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 > >>