O ensino da produção textual em perspectiva diacrônica

Authors

  • A. C. S. Malfacini UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2227

Keywords:

ensino, produção textual, diacronia, materiais didáticos

Abstract

Este trabalho pretende investigar como a produção textual tem sido abordada em materiais didáticos, isto é, livros didáticos de português (LDP) e apostilas escolares (AE). Para tanto, optou-se por um levantamento diacrônico sobre o ensino de língua portuguesa no Brasil, apresentando um histórico do LD como suporte do ensino e aprendizagem da disciplina, a fim de depois serem analisados os impactos das teorias linguísticas modernas, sobretudo no que diz respeito aos gêneros (cf. BAKHTIN, 2003), e dos PCN no ensino do texto em sala de aula. Em virtude das modificações recentemente propostas pelo exame nacional de ensino médio (ENEM) e dos seus impactos na abordagem escolar da produção textual (PT), delimitamos nossa análise ao texto dissertativo-argumentativo, conhecido genericamente como redação escolar (RE), o mais cobrado em concursos e vestibulares brasileiros, traçando um recorte desde o período pós-ditadura militar até as recentes propostas semióticas de abordagem do gênero (SANTAELLA, 2009; SIMÕES, 2009).

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2012-10-30

How to Cite

MALFACINI, A. C. S. O ensino da produção textual em perspectiva diacrônica. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 7, n. 1 Esp, p. 411, 2012. DOI: 10.47385/cadunifoa.v7.n1 Esp.2227. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2227. Acesso em: 24 nov. 2024.

Similar Articles

<< < 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.