Avaliação das práticas alimentares de crianças com idade entre 6 meses e menores de dois anos
Keywords:
Saúde da Família, lactentes, práticas alimentaresAbstract
A Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde recomendam aleitamento materno exclusivo por seis meses e complementado até os dois anos ou mais. A proteção auferida pela amamentação e pela introdução gradativa e qualitativa dos alimentos para as crianças após os seis meses de vida é fundamental para a prevenção de distúrbios nutricionais como anemia, desnutrição, obesidade, além de doenças diarreicas, respiratórios, cardiovasculares e promovem a maturação do sistema imune, além de estreitar o vínculo mãe e filho. O objetivo deste trabalho é avaliar o impacto das práticas alimentares em crianças de seis meses e menores de dois anos de idade, determinando os comportamentos de risco para a ocorrência de sobrepeso e obesidade. Utilizaremos um questionário, padronizado, adotado pela CGPAN/MS (Coordenação Geral da política de Alimentação e Nutrição / Ministério da Saúde), contendo quinze questões de múltipla escolha que será aplicado às crianças com idade entre seis meses e menores de dois anos da população adscrita e da área de abrangência do PSF Água limpa, Volta Redonda (RJ), através da amostragem por conveniência. Os critérios de inclusão utilizados serão: crianças com idade entre seis meses e menores de dois anos de idade, ser da área adscrita ou de abrangência do PSF Água Limpa e o preenchimento do termo de consentimento livre e esclarecido. Critérios de exclusão: aqueles que não atenderem os critérios acima. O questionário será submetido ao comitê de ética da nossa universidade e respondido voluntariamente após explanação dos objetivos e concordância com a pesquisa através do consentimento livre e esclarecido. Sendo assim, insta salientar que a avaliação do aleitamento materno e das práticas alimentares complementares em crianças de seis meses e menores de dois anos ganha destaque no cenário epidemiológico do ponto de vista da qualidade de vida atual e futura.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.