Ética e Investigação Científica: do Exórdio ao Desenvolvimento aplicado na Pesquisa com Crianças

Authors

  • Mariana Kehl Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica (PUC-Rio) HUPE/UERJ

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v11.n32.453

Keywords:

Resolução 196/96, Ética, Ciências Humanas, Pesquisa com crianças

Abstract

A Resolução 196/96 instituída pelo Conselho Nacional de Saúde apresenta uma série de normas e diretrizes no que concerne à realização de pesquisas envolvendo seres humanos. Diferentes campos do conhecimento devem lidar com seus desdobramentos e muitas discussões, reações e polêmicas emergem deste impacto. O presente artigo pretende através de uma breve revisão bibliográfica discorrer acerca dos efeitos precípuos desta resolução no âmbito das Ciências Humanas bem como outras questões pertinentes à ética e suas vicissitudes no que se refere às práticas de pesquisa com crianças abordando, outrossim, seus aspectos teórico-metodológicos.

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Author Biography

Mariana Kehl, Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica (PUC-Rio) HUPE/UERJ

Graduada em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015) com período sanduíche na Eberhard Karls Universität Tübingen (2013/2014 - Alemanha) através de financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e apoio do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). Atualmente é aluna do Programa de Mestrado em Psicologia Clínica na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) na qualidade de bolsista CAPES/PROSUP e está vinculada ao Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), onde realiza atendimento clínico e projeto de extensão associado à Faculdade de Ciências Médicas/UERJ.

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Published

2016-12-10

How to Cite

KEHL, Mariana. Ética e Investigação Científica: do Exórdio ao Desenvolvimento aplicado na Pesquisa com Crianças. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 11, n. 32, p. 47–54, 2016. DOI: 10.47385/cadunifoa.v11.n32.453. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/453. Acesso em: 24 nov. 2024.

Issue

Section

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

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