Para além da doxa: caminhos metodológicos da Hermenêutica de Profundidade
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v12.n34.1344Palabras clave:
Hermenêutica de profundidade. Metodologia. Meios de comunicação. Ideologia. Formas simbólicas.Resumen
Em “Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa”, John Thompson (1990) desenvolve a metodologia Hermenêutica de Profundidade (HP) um modelo metodológico para os estudos voltados à descoberta de relações de dominação mediada pelos meios de comunicação de massa e de ideologia como manutenção das relações de poder. Nesse artigo, buscou-se destacar alguns aspectos essenciais para a utilização dessa metodologia, que se desenvolve por três etapas principais: a análise socio-histórica, a análise formal, e a interpretação/reinterpretação.
Descargas
Citas
BOURDIEU, Pierre. Razões Práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 1996, p. 231.
GOMES, Denise. Hermenêutica e comunicação: contribuições para compreender a teoria da interpretação e sua aplicação na sociedade midiática. Temática. Ano XI, n.04 – Abril/2015 – NAMID/UFPB. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/tematica/article/view/23902, Acessado em: 03/08/2016.
LOPES, Felipe T. P; VASCONCELLOS, Esdras G. Os alicerces metateóricos da teoria social de John B. Thompson. Psico, Porto Alegre, PUCRS, v.41, n.1, p. 67-75, jan/mar. 2010. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/viewFile/4391/5218, acessado em: 03/08/2016.
MOTTA, Diego Airoso da. A hermenêutica de profundidade como instrumental de pesquisa qualitativa em ciências sociais: uma introdução, 2014. Disponível nos Anais Eletrônicos do VIII Congresso Português de Sociologia: http://www.aps.pt/viii_congresso/VIII_ACTAS/VIII_COM0165.pdf Acesso: 27/07/2016
OLIVEIRA, Fábio Donizeti de; ANDRADE, Maria Miriam; SILVA, Tatiane. A Hermenêutica de Profundidade: possibilidades em Educação Matemática. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.6, n.1, p. 119-142, abril 2013. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/viewFile/37934/28962 Acesso: 27/07/2016
REMOR, Carlos; REMOR, Lourdes. A entrevista: fundamentos da hermenêutica e da psicanálise. Texto contexto Enferm, Florianópolis, 2012 out-dez, p. 963-970. Disponível em:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072012000400029, acessado em: 03/08/2016.
SILVA, Tatiane; ORTERO-GARCIA, Sílvio. A hermenêutica de profundidade e suas possibilidades para a educação matemática. Disponível nos Anais eletrônicos do V Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, SIMPEM, Itaipava, 2012: http://www.sbembrasil.org.br/files/v_sipem/PDFs/GT11/CC37724310890_A.pdf
THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa I .- Petrópolis, RJ : Vozes, 1995.
VERONESE, Marília V; GUARESCHI, Pedrinho A (2006). Hermenêutica de Profundidade na pesquisa social. Ciências Sociais Unisinos, 42(2), pp. 85-93.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.