A relevância da natação no desenvolvimento psicomotor em crianças de 3 a 6 anos

Autores/as

  • Hilda Falcão Torres Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente – UniFOA.
  • Christiane Guimarães Pançardes da Silva Especialista em Profissionais da Escola e Práticas Curriculares – UFF.

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n1%20Esp.1633

Palabras clave:

Natação. Criança. Desenvolvimento motor.

Resumen

O objetivo do atual estudo concede em verificar qual a importância e influência da prática da natação em crianças de 3 a 6 anos em relação ao desenvolvimento psicomotor destas, pois sabe-se que este é o resultado da maturação de certos tecidos nervosos, aumento em tamanho e complexidade do sistema nervoso central, crescimento dos ossos e músculos, portanto, são comportamentos não-aprendidos que surgem espontaneamente, desde que a criança tenha condições adequadas para exercitar-se. O contexto-metodológico será através de revisões bibliográficas baseadas nos pressupostos teóricos de Damasceno (1992); Vitor da Fonseca (2004); Gallahue (2005); Santos (2008).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

DAMASCENO, Leonardo. Natação psicomtricidade e desenvolvimento. Brasília: Secretária do desporto, 1992.

FONSECA, Vitor da. Psicomotricidade: filogênese, ontogênese e retrogêenese. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

________________. Psicomotricidade: perspectivas multidisciplinares. Porto Alegre: Artmed, 2004.

FREUDENHEIM, Andréa. (Org). Fundamentos para elaboração de programas de ensino do nadar para crianças. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, 2003.

GALLAHUE, David; OZMUN, John. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte, 2005.

LE BOULCH, Jean. O desenvolvimento psicomotor: Do nascimento aos 6 anos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.

LE BOULCH. Educação psicomotora. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

OLIVEIRA, Gislene de Campos. Psicomotricidade: Educação e reeducação num enfoque psicopedagógico. 9ª ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

REIS, Jayme. A natação na sua expressão psicomotriz. Porto Alegre: UFRGS, 1982.

SANTOS, Rafael. Psicomotricidade. São Paulo: scribd, 2008.

TAILLE, Yves; OLIVEIRA, Marta; DANTAS, Heloísa. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.

TANI, GO (Org.). Educação Física escolar: fundamentos para uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo: EPU/EDUSP, 1988.

TANI, GO. Aprendizagem motora como processo de problemas. IN: FREUDENHEIM A.M. (Org) O nadar: uma habilidade motora revistada. São Paulo: CESPEUSP, 1995.

VELASCO, Cacilda. Natação segundo a psicomotricidade. Rio de Janeiro: Sprint, 1994.

Publicado

2018-07-18

Cómo citar

TORRES, Hilda Falcão; SILVA, Christiane Guimarães Pançardes da. A relevância da natação no desenvolvimento psicomotor em crianças de 3 a 6 anos. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 6, n. 1 Esp, p. 39–47, 2018. DOI: 10.47385/cadunifoa.v6.n1 Esp.1633. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/1633. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Especial Educação Física

Artículos similares

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a