O esporte ao alcance de todos: o papel da técnica
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.1969Palabras clave:
técnica, esporte, habilidade, exclusãoResumen
O presente trabalho é um estudo bibliográfico que objetiva discutir a importância do ensino das técnicas dos esportes em geral como estratégia para reverter a exclusão na sua prática. A relevância do trabalho se baseia no fato de que, partindo do conceito de técnica, realizou-se um diálogo que permitiu compreender melhor o processo de desenvolvimento motor e psicomotor da criança, e como o ensino destas mesmas técnicas pode contribuir para reverter uma clara exclusão dos alunos menos habilidosos nos jogos e brincadeiras de seu cotidiano. A técnica foi aqui entendida como um instrumento, um meio fundamental, não só para o esporte como para outras atividades do cotidiano; e o esporte como uma das manifestações da cultura física, que também compreende a dança e a recreação, e que se fundamenta na educação física. Procurou-se focar a discussão em crianças de 7 a 10 anos em razão das fases de desenvolvimento e maturação em que se encontram. O trabalho conclui retirando o rótulo de vilão do ensino das técnicas e mostrando que ele, se trabalhado com responsabilidade, é um grande aliado no processo de reversão da exclusão dos menos habilidosos na prática de todos os esportes, sejam eles coletivos ou individuais.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.