Geometria virtual: um ambiente didático computacional para o ensino da Matemática

Autores/as

  • T. A. Werneck UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • C. V. A. Carvalho UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2144

Palabras clave:

ensino da matemática, informática aplicada a educação, linguagem VRML

Resumen

As tecnologias disponíveis atualmente oferecem aos professores e estudantes uma diversidade de opções para melhorar o processo de ensino visando uma aprendizagem mais significativa. No ensino da Matemática, a visualização é uma questão importante para o correto entendimento de tópicos como geometria espacial. Este trabalho apresenta um produto didático, chamado GEOMETRIA VIRTUAL, para favorecer o entendimento da geometria espacial bem como os espaços tridimensionais e as suas transformações geométricas. O público-alvo são professores e alunos do ensino médio e superior. O produto foi desenvolvido utilizando a linguagem VRML e a linguagem HTML com javascript. A linguagem VRML é responsável para visualização tridimensional dos objetos e a linguagem HTML com javascript é responsável pela interface e captura das informações digitadas pelos usuários. O projeto é executado diretamente no brower, sendo necessário apenas um plugin para a linguagem VRML. O GEOMETRIA VIRTUAL permite criar até quatro objetos tridimensionais com os comandos BOX, SPHERE, CYLINDER e CONE. Com o comando BOX é possível gerar prismas retangulares, no caso particular, um cubo. O comando SPHERE gera uma esfera. O comando CYLINDER permite gerar cilindros e o comando CONE gera cones. As características como arestas, altura e raio podem ser alteradas para uma melhor compreensão dos objetos. O produto também permite alterar cores e incluir texturas nos objetos bem como fazer as transformações de translação, rotação e escala. Outra funcionalidade do GEOMETRIA VIRTUAL é a apresentação do código na linguagem VRML necessário para gerar o ambiente tridimensional. Isso possibilita o estudo e entendimento da linguagem VRML. Assim o produto descrito neste resumo permite além do entendimento da matemática e percepção espacial o entendimento da linguagem VRML que pode ser muito interessante para os estudantes de cursos da área de Informática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2012-10-30

Cómo citar

WERNECK, T. A.; CARVALHO, C. V. A. Geometria virtual: um ambiente didático computacional para o ensino da Matemática. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 7, n. 1 Esp, p. 326, 2012. DOI: 10.47385/cadunifoa.v7.n1 Esp.2144. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2144. Acesso em: 25 nov. 2024.

Artículos similares

<< < 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.