Orientações para o uso do GPS na educação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2235Palabras clave:
educação ambiental, GPS, interdisciplinaridadeResumen
A metodologia de desenvolvimento da cartilha Orientações para o uso do GPS na Educação Ambiental teve como princípio diminuir o hiato que existe entre os conteúdos escolares ensinados no ensino regular com as geotecnologias existentes. Pois, com as novas orientações de avaliação do MEC, o ensino deve valorizar as tecnologias atuais para inserir os alunos no campo da tecnologia. Consequentemente haverá também um ganho no aprendizado, pois os alunos estão crescendo em um mundo cada vez mais digital e utilizar esses recursos em sala torna o processo e ensino/aprendizagem mais prazeroso e significativo. O objetivo é que seja uma ferramenta para os professores do Ensino Médio trabalharem a Educação Ambiental de forma interdisciplinar. Com a evolução da técnica, a sociedade modificou-se profundamente no último século e novas tecnologias e relações sociais foram criadas. A escola, que tem a função de criar cidadãos críticos e conscientes, precisa acompanhar essas modificações que a tecnologia trouxe para o meio social. Esta cartilha apresenta uma proposta de trabalho que envolve conceitos científicos aliados ao uso de tecnologias. Com as novas metodologias avaliativas propostas pelo Ministério da Educação, esta cartilha é uma forma de compartilhar uma metodologia diferenciada realizada com alunos do Ensino Médio e com professores de diferentes áreas do conhecimento. Assim, esperamos contribuir com uma educação de melhor qualidade que produza significado para os alunos envolvidos na metodologia proposta. Esta cartilha foi elaborada com conteúdo de Geografia e Cartografia, podendo ser utilizada como subsídio para conteúdo de Ecologia, Biologia, História, etc., isto é, para trabalhos interdisciplinares.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.