Comparações entre soluções analíticas e previsões numéricas do processo de prensagem em canais equiangulares
Palabras clave:
Método do Limite Superior, elementos finitos, prensagem em canais equiangularesResumen
Este trabalho tem como objetivo principal realizar comparações entre as previsões do modelamento do processo de prensagem em canais equiangulares obtidas pelo método do limite superior e com auxílio do método de elementos finitos. Em particular, analisar as influências da geometria de deformação, critérios de plasticidade adotados e verificar a relação entre o atrito matriz-tarugo e os estados de tensões predominantes no tarugo. Inicialmente, são apresentadas as soluções para deformação efetiva e esforço do punção baseadas no método do limite superior considerando-se os raios interno e externo de adoçamento dos canais equiangulares. Neste caso, o atrito é descrito pela lei modificada de Coulomb. Em seguida, foram realizadas simulações numéricas por elementos finitos para o estado plano de deformações empregando-se dois critérios de plasticidade para materiais isotrópicos. Neste modelo, a matriz e o punção foram definidos por superfícies rígidas onde o atrito com o tarugo é descrito pelo coeficiente de atrito estático de Coulomb. Variando-se a geometria da matriz para condições fixas de atrito e escoamento plástico, avaliou-se o parâmetro geométrico que exerceu maior influência sobre a pressão e as deformações plásticas efetivas. Considerando-se este parâmetro e um dado critério de escoamento plástico, a sensibilidade às condições de atrito por parte da pressão e das deformações foi também analisada. Por fim, avaliou-se a influência combinada entre reologia e tribologia sobre as previsões numéricas e analíticas de pressão e deformações com o intuito de se aproximar tais previsões com resultados experimentais reportados na literatura.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Cadernos UniFOA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.