Pedagogia crítico-superadora e o modelo pendular: uma aproximação necessária para o ensino dos esportes coletivos na escola

Autores/as

  • Renan Santos Furtado Renan Furtado
  • Libório Lúcio Amorim Barreto UFPA/EAUFPA
  • Adso Haydemar Ferreira Ramos UEPA

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v14.n40.2822

Palabras clave:

Pedagogia crítico-superado, Esporte coletivo, Modelo pendular.

Resumen

Trata-se de em ensaio que busca apresentar possibilidades teórico-práticas para o ensino dos esportes coletivos. Nosso escrito pode ser caracterizado como uma produção bibliográfica. Em relação aos nossos objetivos, pretendemos apresentar uma abordagem conceitual histórica do esporte e apontar as proximidades e possibilidades do modelo pendular se articular com a pedagogia crítico-superadora. Apontamos que a proposta de Bayer explicitada por Daolio pode proporcionar uma apreensão diferente das técnicas esportivas em relação às formas tradicionais e tecnicistas. Tendo essa base fundamental, o estudante poderá praticar e entender as diversas modalidades, desenvolvendo tanto valências físicas quanto uma concepção crítica do fenômeno esportivo.

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Biografía del autor/a

Renan Santos Furtado, Renan Furtado

Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Pará (UFPA) no ano de 2017. Especialista em Educação Física escolar pela Escola Superior Madre Celeste (ESMAC) no ano de 2018. Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (PPGED). Professor da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. Professor da SEDUC/PA entre 2017 e 2018. Membro do Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física (CAÊ), integrando a linha de pesquisa: Estudos de Formação e Práticas Pedagógicas em Educação e Educação Física. Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), de 2014 a 2017. Bolsista do programa Mais Educação durante os anos de 2013 e 2014. Possui aproximação, estudos e pesquisas com os seguintes temas: Teorias pedagógicas; Educação Física escolar; Práticas corporais; Produção do conhecimento e epistemologia da Educação Física; Ludicidade e educação; Corpo e Cultura. Possui experiência na Educação Física escolar como área de intervenção e pesquisa a partir de vínculos institucionais, empregatícios e programas de políticas públicas.

Libório Lúcio Amorim Barreto, UFPA/EAUFPA

Possui graduação em Educação Fíisica pela Universidade do Estado do Pará (1987). É especialista em Educação Física Escolar pela PUC de Minas Gerais.Atualmente é professor de ensino basico na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. , atuando principalmente nos seguintes temas: Esporte, dança, ginástica e qualidade de vida.

Adso Haydemar Ferreira Ramos, UEPA

Professor de Educação Física graduado pela Universidade Federal do Pará (2016). Cursando especialização em Pedagogia da Cultura Corporal pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Membro da Linha de Estudo e Pesquisa em Educação Física Esporte e Lazer- LEPEL, compondo a linha de políticas públicas. Tem aproximação com o debate sobre políticas publicas de esporte e lazer e formação de professores de Educação Física. Tem como área de interesse a Educação Física escolar, já teve experiências a partir de atuações no programa PIBID no qual atuou como bolsista.

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Publicado

2019-08-01

Cómo citar

FURTADO, Renan Santos; BARRETO, Libório Lúcio Amorim; FERREIRA RAMOS, Adso Haydemar. Pedagogia crítico-superadora e o modelo pendular: uma aproximação necessária para o ensino dos esportes coletivos na escola. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 14, n. 40, p. 83–94, 2019. DOI: 10.47385/cadunifoa.v14.n40.2822. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2822. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

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