Lean Office aplicado em equipe de competição universitária
projeto conceitual do protótipo Rover
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v18.n51.3995Palabras clave:
lean office, desperdícios, mapeamento do fluxo de valor, equipes estudantis, projeto RoverResumen
As equipes de competição estudantis de engenharia têm uma significativa importância no crescimento profissional dos alunos, principalmente por permitir o desenvolvimento de trabalho em equipe, a proatividade e a responsabilidade. Com isso, estas equipes buscam o aperfeiçoamento de seus protótipos, melhorando a eficiência do projeto desde a sua concepção até a participação nas provas. A Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense possui várias equipes de competição estudantis, sendo uma delas a The Myths Brazil, que desenvolve um protótipo de veículo biposto movido a tração humana, capaz de locomover-se em vários tipos de terreno. Esta equipe visa participar da competição internacional chamada NASA Human Exploration Rover Challenge em Huntsville, Alabama, EUA. Por se tratar de uma equipe recém formada, há dificuldades na comunicação entre os membros, com falha na transferência de informações desde a concepção do projeto até o início da fabricação do veículo. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é aplicar conceitos do lean office na etapa de desenvolvimento do protótipo rover da equipe The Myths Brazil, visando identificar os desperdícios e sugerir melhorias nas diferentes etapas de projeto conceitual. Foi elaborado o mapeamento do fluxo de valor do estado atual da etapa de projeto, identificando os desperdícios abordados pelo lean office. Em seguida, foram sugeridas melhorias utilizando ferramentas do lean e elaborado o mapa do estado futuro. De acordo com os resultados do mapeamento do fluxo de valor e as ações propostas para reduzir cada tipo de desperdício identificado, a redução do lead time da etapa de projeto pode ser de 61%.
Descargas
Citas
BENINI, L.; BATISTA, F. R. R. Aplicação da filosofia Lean Service para a otimização do processo de serviço de uma Empresa Júnior de consultoria. The Journal of Engineering and Exact Sciences, Brasil, v. 5, n. 4, p. 325-337, 2019. DOI: https://doi.org/10.18540/jcecvl5iss4pp0325-0337
BENINI, L.; BONOTO, A. F. Análise do fluxo de valor da produção de iogurte em uma empresa de laticínios na Zona da Mata/MG. The Journal of Engineering and Exact Sciences, Brasil, v. 5, n. 4, p. 357-366, 2019. DOI: https://doi.org/10.18540/jcecvl5iss4pp0357-0366
DIAS, S. Gestão da equipe de projeto CTJ Baja: Uma proposta de implementação com base nas metodologias ágeis. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Joinville, 2020.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.
LAREAU, W. Office Kaizen: Transforming office operations into a strategic competitive advantage. United States of America: ASQ Quality Press, 2002.
MAY, S. Human Exploration Rover Challenge: About the Challenge. NASA, 2020. Disponível em: <https://www.nasa.gov/stem/roverchallenge/competition/index.html>. Acesso em: 24 jan. 2021.
NASA. NASA Human Exploration Rover Challenge: 2019 Guidebook. Huntsville, 2019.
PERNA, J. L. da S. Desenvolvimento de uma metodologia de avaliação de implantação "Lean" para uma instituição de ensino. Dissertação (Mestrado) - Curso de Sistemas de Gestão, Universidade Federal Fluminense, Niterói, Brasil, 2017.
ROTHER, M.; SHOOK, J. Aprendendo a Enxergar, São Paulo: Lean Institute Brasil, 2003.
SPIES, G. Análise da implementação do pensamento lean na equipe Pato a Jato. 2016. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2016.
TAMMELA, I.; CARDOSO, R.; ALMEIDA, C. C. Lean service e lean office: uma revisão bibliográfica comparativa. XXXVII Encontro Nacioal de Engenharia de Produção, Joinville, Brasil, 2017.
TAPPING, D.; DUNN. A.; FERTUCK. D.; BABAN. V. Lean Office Demystified II: using the Power of the Toyota Production System in your Administrative, Desktop and Networking Environments. Chelsea: MCS Media, 2010.
TAPPING, D.; SHUKER, T. Value Stream Management for the Lean Office: 8 steps to planning, mapping, and sustaining lean improvements in administrative areas. 1. ed. Boca Raton: CRC Press, 2003. DOI: https://doi.org/10.4324/9780429271427
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Cadernos UniFOA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.