A visão do estudante de medicina frente a sua escolha profissional
Palabras clave:
estudantes, medicina, escolha da profissãoResumen
A escolha profissional se constrói a partir de um contexto social, econômico e político. Torna-se evidente para o estudante que desenvolva habilidades cognitivas, mas também o “pensar” na sua prática. Investigamos a visão, anseios e dificuldades que cercam a escolha profissional junto a estudantes de Medicina. Estudo transversal. Local: UniFOA. Amostra: 134 acadêmicos de medicina do 1º (n=45), 6º (n= 51) e 12º (n=38) períodos. Utilizou-se um questionário. Critérios de inclusão: acadêmicos regularmente matriculados e preencherem o termo de consentimento livre e esclarecido e questionário completo. Critérios de exclusão: questionários incompletos ou alunos faltosos. Participaram do estudo 81 mulheres (60,44%) e 53 homens (39,56%). 14,92% com 15 – 20 anos, 52,98 % 20 – 25 anos e 32,10% acima de 25 anos. 1º período (33,58%), 6º período (38,05%) e 12º período (28,37%). Momento de escolha da profissão: Ensino Fundamental: 39 29,10%, Ensino Médio 44, 02%, pré-vestibular 23,31%, em outro curso Superior 2,23%%, Outros: 1,34%. Influências na escolha: Aptidão 23,13%, família 14,95%, dinheiro 22,38%, status 10,44%, estabilidade 23,88%, outros 5,22%%. Características importantes no estudante: responsabilidade 6,71%, dedicação 41,18%, aptidão 17,91%, persistência 20,89%, outros: 13,40%%. Expectativas com a medicina: ajudar ao próximo 11,11%, busca de conhecimento teórico 20%, interesse por atividades práticas 20%, realização profissional 48,89%. Dificuldades enfrentadas no curso: abdicação da vida pessoal 15,58%, grau de dificuldade das matérias 42,22%%, questões financeiras 17,77%, desgaste do curso 4,44%, duração do curso 15,55%, outros: 4,44%. O estudante de medicina deve aprender a lidar com ambientes difíceis e turbulentos. Deve aprender a ser capaz de resolver problemas seus e da sua comunidade e serem resistentes aos estressores externos e internos.
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