Iniciativa de abordagem interdisciplinar sobre teratogênese no UniFOA
Resumo
A interdisciplinaridade constitui significativa ferramenta para contextualizaçã e dinamização do binômio ensino-aprendizagem. De acordo com as atuais diretrize curriculares, realizamos em nossa instituição uma iniciativa de abordagem interdisciplina sobre teratogênese para alunos de Medicina, com participação efetiva de um acadêmic que desempenhou atividades de monitoria em Farmacologia, Embriologia e Bioquímica. Objetivo: Avaliação discente da efetividade da referida abordagem. Métodos: Realizou-s revisão bibliográfica, preparação de materiais e exposições teóricas pelo monitor par alunos do 2°, 4° e 5° períodos no primeiro semestre de 2007 e atividades práticas, com utilização de peças com malformações congênitas do acervo da instituição. As exposições avaliadas por 271 acadêmicos que participaram das 7 atividades, 3 práticas para 14 alunos e 4 teóricas para 127 alunos. Resultados: Os conceitos abordados atingiram interdisciplinaridade para 84% dos acadêmicos, com aumento no entendimento do temas. A referida iniciativa apresentou importância para 92,4% dos acadêmico representando um bom modelo para ser seguido segundo 97,2%. Conclusão: A referid abordagem atingiu os objetivos de contextualização do ensino e interdisciplinaridade par a maioria dos acadêmicos avaliados, representando um bom modelo para ser seguido.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.