Tabagismo e gravidez: repercussões no desenvolvimento fetal
Resumo
O cigarro é composto de quase cinco mil substâncias químicas, muitas dela reconhecidamente maléficas à saúde do ser humano. No Brasil, estima-se que cerca de 200.000 mortes por ano são decorrentes do tabagismo. O hábito de fumar durante período gestacional propicia o aparecimento de inúmeras patologias que podem s desenvolver desde o período intra-uterino até a vida adulta. Dentre as substância químicas lesivas ao feto, destacam-se a nicotina, que está intimamente relacionada com retardo do crescimento intra-uterino, e o monóxido de carbono, responsável pelo baix peso ao nascer. As conseqüências podem ser percebidas no período puerperal principalmente pelo nascimento de bebês pré-termo, além do surgimento da Síndrome d Morte Súbita Infantil e redução dos sinais antropométricos no recém-nascido. É d extrema importância alertar as gestantes quanto aos riscos do fumo à saúde de seu bebês durante o período pré-natal. / Inicialmente, o estudo será embasado em um pesquisa bibliográfica onde serão coletadas informações sobre o tema e possibilidades d intervenções no rumo da pesquisa. Será feita uma avaliação através de entrevista com gestantes do PSF do bairro Três Poços, no município de Volta Redonda; e posterio acompanhamento da pesagem dos seus respectivos bebês. O estudo permanece em andamento sem conclusões prévias.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.