Motivação e a percepção da aprendizagem de estudantes da 3ª série do ensino médio após a abordagem do conteúdo infecções sexualmente transmissíveis com a utilização dos métodos da aula expositiva dialogada e da instrução por pares

Autores

  • ANTONIA SANTOS DA SILVA Universidade de Brasília
  • TATIANE ARAUJO AQUINO Universidade de Brasília
  • MARIANNA CARRIJO ALVES MADUREIRA VALENTIN Universidade de Brasília
  • JOSÉ EDUARDO BARONEZA Universidade de Brasília

Resumo

No Brasil, predominam as aulas expositivas na educação básica. Acreditamos, entretanto, que a adoção de métodos ativos, tais como a Instrução por Pares (IpP), pode ser um diferencial que estimule a motivação e a percepção para o aprender. Este trabalho objetivou comparar a motivação e a percepção da aprendizagem de alunos do ensino médio, após abordagem de temas relacionados às Infecções Sexualmente Transmissíveis, por meio dos métodos da Aula Expositiva Dialogada e IpP. Os dados foram coletados a partir das respostas aos questionários anônimos respondidos por 94 alunos. Com relação à motivação, infere-se que a inserção da IpP impactou o ponto de vista dos alunos sobre a importância do diálogo para o ensino. Sobre a percepção, não houve diferença significativa. Conclui-se que os dois métodos contribuíram para a percepção dos alunos quanto à compreensão dos conteúdos e que a motivação foi positivamente impactada após o uso da IpP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ANTONIA SANTOS DA SILVA, Universidade de Brasília

Bióloga, Mestre pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia pela Universidade de Brasília (PROFBIO-UnB)

TATIANE ARAUJO AQUINO, Universidade de Brasília

Bióloga, Mestre pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia pela Universidade de Brasília (PROFBIO-UnB)

MARIANNA CARRIJO ALVES MADUREIRA VALENTIN, Universidade de Brasília

Bióloga. Mestre pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia da Universidade de Brasília (PROFBIO-UnB)

JOSÉ EDUARDO BARONEZA, Universidade de Brasília

Biomédico, mestre e doutor em Biologia Celular e Molecular. Professor de Histologia e Embriologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília. Orientador pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia

Downloads

Publicado

11-03-2024

Edição

Seção

Artigos