Motivação e a percepção da aprendizagem de estudantes da 3ª série do ensino médio após a abordagem do conteúdo infecções sexualmente transmissíveis com a utilização dos métodos da aula expositiva dialogada e da instrução por pares
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v16.n30.4645Resumo
No Brasil, predominam as aulas expositivas na educação básica. Acreditamos, entretanto, que a adoção de métodos ativos, tais como a Instrução por Pares (IpP), pode ser um diferencial que estimule a motivação e a percepção para o aprender. Este trabalho objetivou comparar a motivação e a percepção da aprendizagem de alunos do ensino médio, após abordagem de temas relacionados às Infecções Sexualmente Transmissíveis, por meio dos métodos da Aula Expositiva Dialogada e IpP. Os dados foram coletados a partir das respostas aos questionários anônimos respondidos por 94 alunos. Com relação à motivação, infere-se que a inserção da IpP impactou o ponto de vista dos alunos sobre a importância do diálogo para o ensino. Sobre a percepção, não houve diferença significativa. Conclui-se que os dois métodos contribuíram para a percepção dos alunos quanto à compreensão dos conteúdos e que a motivação foi positivamente impactada após o uso da IpP.