MOTIVATION AND PERCEPTION OF LEARNING OF 3RD GRADE HIGH SCHOOL STUDENTS AFTER APPROACHING THE CONTENT OF SEXUALLY TRANSMITTED INFECTIONS USING THE METHODS OF DIALOGUED LECTURE AND PEER INSTRUCTION

Authors

  • Antonia Santos da Silva Universidade de Brasília
  • Tatiane Araujo Aquino Universidade de Brasília
  • Marianna Carrijo Alves Madureira Valentin Universidade de Brasília
  • José Eduardo Baroneza Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v16.n30.4645

Abstract

INo Brasil, predominam as aulas expositivas na educação básica. Acreditamos, entretanto, que a adoção de métodos ativos, tais como a Instrução por Pares (IpP), pode ser um diferencial que estimule a motivação e a percepção para o aprender. Este trabalho objetivou comparar a motivação e a percepção da aprendizagem de alunos do ensino médio, após abordagem de temas relacionados às Infecções Sexualmente Transmissíveis, por meio dos métodos da Aula Expositiva Dialogada e IpP. Os dados foram coletados a partir das respostas aos questionários anônimos respondidos por 94 alunos. Com relação à motivação, infere-se que a inserção da IpP impactou o ponto de vista dos alunos sobre a importância do diálogo para o ensino. Sobre a percepção, não houve diferença significativa. Conclui-se que os dois métodos contribuíram para a percepção dos alunos quanto à compreensão dos conteúdos e que a motivação foi positivamente impactada após o uso da IpP.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Antonia Santos da Silva, Universidade de Brasília

Bióloga, Mestre pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia pela Universidade de Brasília (PROFBIO-UnB)

Tatiane Araujo Aquino, Universidade de Brasília

Bióloga, Mestre pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia pela Universidade de Brasília (PROFBIO-UnB)

Marianna Carrijo Alves Madureira Valentin, Universidade de Brasília

Bióloga. Mestre pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia da Universidade de Brasília (PROFBIO-UnB)

José Eduardo Baroneza, Universidade de Brasília

Biomédico, mestre e doutor em Biologia Celular e Molecular. Professor de Histologia e Embriologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília. Orientador pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia

Published

2024-03-11