Educação Física no SUS: Trajetória, Desafios e Consolidação da Prática Profissional
Palavras-chave:
Educação Física, Saúde Pública, Sistema Único de Saúde, Profissional da Saúde, Atenção Primária à SaúdeResumo
A inserção do Profissional de Educação Física (PEF) no Sistema Único de Saúde (SUS) representa um avanço significativo para a promoção da saúde e prevenção de doenças no Brasil. Este estudo, uma revisão de escopo baseada nas recomendações PRISMA-ScR (Tricco et al., 2018) e metodologia de Arksey e O’Malley (2005), objetivou sintetizar as evidências científicas sobre a atuação do PEF no SUS, abordando sua trajetória, modelos de inserção, formação e desafios. A busca foi realizada em cinco bases de dados (PubMed/MEDLINE, LILACS, Scielo e CAPES) para estudos publicados entre 2015 e 2025. A análise temática resultou na categorização dos achados em sete eixos principais: Histórico e Reconhecimento Institucional; Modelos de Inserção e Perfis de Atuação; Formação Profissional e SUS; Políticas Públicas e Programas Estratégicos; Distribuição Territorial e Força de Trabalho; Potencialidades da Atuação Interdisciplinar; e Caminhos para a Consolidação Profissional. Os resultados apontam para uma crescente, porém desafiadora, consolidação do PEF no SUS, especialmente na Atenção Primária à Saúde. Embora os PEFs demonstrem potencial para uma atuação ampliada e intersetorial, a formação acadêmica, a precarização dos vínculos e a subutilização de suas competências limitam a integralidade do cuidado. Conclui-se que a valorização e o investimento na formação e inserção qualificada do PEF são cruciais para o fortalecimento da Atenção Básica e a efetivação das políticas de saúde no Brasil.
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