Educação Física no SUS: Trajetória, Desafios e Consolidação da Prática Profissional

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Palavras-chave:

Educação Física, Saúde Pública, Sistema Único de Saúde, Profissional da Saúde, Atenção Primária à Saúde

Resumo

A inserção do Profissional de Educação Física (PEF) no Sistema Único de Saúde (SUS) representa um avanço significativo para a promoção da saúde e prevenção de doenças no Brasil. Este estudo, uma revisão de escopo baseada nas recomendações PRISMA-ScR (Tricco et al., 2018) e metodologia de Arksey e O’Malley (2005), objetivou sintetizar as evidências científicas sobre a atuação do PEF no SUS, abordando sua trajetória, modelos de inserção, formação e desafios. A busca foi realizada em cinco bases de dados (PubMed/MEDLINE, LILACS, Scielo e CAPES) para estudos publicados entre 2015 e 2025. A análise temática resultou na categorização dos achados em sete eixos principais: Histórico e Reconhecimento Institucional; Modelos de Inserção e Perfis de Atuação; Formação Profissional e SUS; Políticas Públicas e Programas Estratégicos; Distribuição Territorial e Força de Trabalho; Potencialidades da Atuação Interdisciplinar; e Caminhos para a Consolidação Profissional. Os resultados apontam para uma crescente, porém desafiadora, consolidação do PEF no SUS, especialmente na Atenção Primária à Saúde. Embora os PEFs demonstrem potencial para uma atuação ampliada e intersetorial, a formação acadêmica, a precarização dos vínculos e a subutilização de suas competências limitam a integralidade do cuidado. Conclui-se que a valorização e o investimento na formação e inserção qualificada do PEF são cruciais para o fortalecimento da Atenção Básica e a efetivação das políticas de saúde no Brasil.

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Biografia do Autor

Higson Coelho, Universidade do Estado do Pará.

Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2017). Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará (2010), Especialista em Educação Física Escolar (2006) e Graduado em Educação Física (2005) pela Universidade do Estado do Pará. Atualmente é Professor da Universidade do Estado do Pará (UEPA) atuando no Programa de Pós-Graduação do Ensino em Saúde da Amazônia (PPGESA) e na Graduação em Educação Física. Pesquisador no campo do Ensino em Saúde e Educação Física e Saúde Mental, com ênfase em Políticas públicas de Saúde e Formação e atuação profissional no campo da Saúde no contexto Amazônico.

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Publicado

25-09-2025

Edição

Seção

Artigos