Oficina de Fanzines

uma vivência no Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem do IFNMG, Campus Januária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v15.n29.4154

Resumo

Este artigo propõe dar visibilidade a uma experiência vivenciada com os discentes do 4º Período do Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem do Instituto Federal Norte de Minas Gerais (IFNMG), Campus Januária a partir de uma oficina de fanzines, cujo objetivo foi analisar o potencial crítico desse recurso comunicativo no enfrentamento das contradições da realidade social. Isso porque o trabalho com fanzines é uma oportunidade de estimular a potência criadora e criativa do sujeito, expressa de forma livre, artesanal e autoral. Desse modo, trazer o Fanzine para o espaço pedagógico da educação profissional e tecnológica é uma possibilidade de dar voz aos jovens da classe trabalhadora, fomentando seu protagonismo na direção da construção da consciência crítica.

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Biografia do Autor

Marcelo, IFNMG, Campus Pirapora

Doutor em Educação pela UNISINOS /RS, Mestre em Ciências da Educação: Especialização em Tecnologias Educativas pela Universidade de Trás-os- Montes e Alto Douro UTAD- Portugal (2012) Revalidado pela FAE- UFMG (2013). Possui graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS pela Universidade Estadual de Montes Claros (2001), graduação em LETRAS ESPANHOL pela Universidade Estadual de Montes Claros (2001). Membro do GPe-dU: Grupo de Pesquisa Internacional Educação Digital da UNISINOS, do GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA: TRABALHO, EDUCAÇÃO E MEMÓRIA (ProfEPT IFNMG) e do Grupo de Pesquisa em Estudos Hispânicos e Ensino da UFRN. Atualmente é professor EBTT do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - IFNMG - Campus Pirapora/MG e Professor Permanente do ProfEPT/IFNMG e Professor Colaborador do PPGE/Unimontes/MG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância e Linguística Aplicada atuando principalmente nas seguintes áreas: letramento digital, leitura e formação de professores, língua espanhola, gamificação, tecnologia e mídias sociais.

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Publicado

06-03-2023

Edição

Seção

Artigos