Oficina de Fanzines
uma vivência no Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem do IFNMG, Campus Januária
DOI:
https://doi.org/10.47385/praxis.v15.n29.4154Resumen
Este artigo propõe dar visibilidade a uma experiência vivenciada com os discentes do 4º Período do Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem do Instituto Federal Norte de Minas Gerais (IFNMG), Campus Januária a partir de uma oficina de fanzines, cujo objetivo foi analisar o potencial crítico desse recurso comunicativo no enfrentamento das contradições da realidade social. Isso porque o trabalho com fanzines é uma oportunidade de estimular a potência criadora e criativa do sujeito, expressa de forma livre, artesanal e autoral. Desse modo, trazer o Fanzine para o espaço pedagógico da educação profissional e tecnológica é uma possibilidade de dar voz aos jovens da classe trabalhadora, fomentando seu protagonismo na direção da construção da consciência crítica.