Astronomia e Elaboração de História em Quadrinhos

Uma Proposta para o Ensino de Ciências

Autores

  • Isabelle Garcia da Silva Universidade de Brasília
  • Paulo Eduardo de Britto Universidade de Brasília
  • Jeane Cristina Gomes Rotta Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v13.n1sup.3882

Resumo

Este trabalho visou descrever a elaboração de uma Histórias em Quadrinhos (HQ) intitulada “Terra Plana” na qual os personagens Aurora, Pollux e Ollie, discutem sobre o terraplanismo em 2021.  Foram descritas as etapas de construção da HQ, bem como, a criação dos personagens que foram inspirados na obra “Diálogo sobre os dois máximos sistemas do mundo ptolomaico e copernicano” de Galileo Galilei. No desenvolvimento do enredo, a cientista Aurora, busca com embasamentos científicos, dissuadir Ollie seu tio, de suas crenças terraplanistas. Nesse contexto, acreditamos que as discussões presentes nessa HQ possam contribuir não apenas para a inclusão de conteúdos de Astronomia nas aulas de Ciências, como também para compreensão dos movimentos negacionistas e anticientíficos. Posto que essas questões precisam ser problematizadas e a área de ensino de Ciências necessita estar atenta a elas, contribuindo com propostas que permitam um ensino crítico frente as concepções que desvalorizam o conhecimento científico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabelle Garcia da Silva, Universidade de Brasília

        Graduanda no curso de Licenciatura em Ciências Naturais pela Universidade de Brasília e participa atualmente do projeto de extensão  “Vídeo Ciências -Física Conceitual e Aplicada para o Ensino de Ciências”.

Paulo Eduardo de Britto, Universidade de Brasília

Possui graduação em Física pela Universidade de Brasília (1988), mestrado em Física pela Universidade de Brasília (1991) e doutorado em Física pela Universidade de Brasília (1996). Pós-doutorado no Tokyo Institute of Technology (1997). Foi professor da Universidade Católica de Brasília (1998 - 2008). Atualmente é professor associado da Universidade de Brasília (desde 2008). Pesquisas em Simulação e Modelagem, atuando principalmente nos seguintes temas: transporte eletrônico, localização dinâmica e superredes. Coordena o projeto de extensão: Escola nas Estrelas, desde 2008. Foi tutor do PET-Ciências FUP/UnB de dezembro/2010 a janeiro/2017. Foi coordenador do curso de Licenciatura em Ciências Naturais de outubro de 2017 a outubro de 2019. Atualmente é coordenador do programa de Mestrado em Ciências de Materiais (UnB - Campus Planaltina).

Jeane Cristina Gomes Rotta, Universidade de Brasília

Bacharel (1995) e Licenciada em Química (2003) pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP). Mestrado em Química (1998) e doutorado em Ciências pela FFCLRP-USP (2003). Atualmente ocupa o cargo de Professora Associada III da Universidade de Brasília UnB - Campus Planaltina - FUP. Tem experiência na área de Ensino de Ciências Naturais, de Química e de Síntese Orgânica. Coordena o projeto de extensão: O ensino de Ciências e o Desafio da Aproximação Universidade-Escola e o LAPEC I, laboratório que desenvolve atividades de pesquisa em ensino de ciências e extensão junto as escolas básicas de Planaltina e região e os licenciando do curso de Ciências Naturais. Pesquisa questões referentes a formação inicial e continuada de professores de Ciências Naturais, experimentação, a interdisciplinaridade e a afetividade no Ensino de Ciências e Química. Atua no programa de pós-graduação em Ensino de Ciências-PPGEC (UnB) e no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências-PPGEduC (UnB).

Downloads

Publicado

14-11-2022