Conceição Paludo

uma pensadora da educação popular

Autores/as

Palabras clave:

Pensadora, Educção Popular, Legado, P´ráxis, Conceição Paludo

Resumen

O artigo tem por objetivo discutir as contribuições da educadora Conceição Paludo para o campo da Educação Popular,  por conta da relevância de sua obra e de sua trajetória político-intelectual, em diversos aspectos: na relação que ela estabeleceu com os fundamentos do materialismo histórico-dialético, com a práxis da Educação Popular, e as experiências forjadas no interior dos movimentos sociais e populares; no legado de uma intelectual orgânica, comprometida com o fazer científico engajado com os processos de emancipação humana, ao assumir uma dimensão ético-política ao pensar e realizar a prática educativa; na postura epistemológica que buscou através de suas pesquisas e estudos, explicitando as contradições centrais do capitalismo, na relação entre totalidade e particularidade, subjacentes aos fenômenos em estudo; na denúncia das condições de vida em todas as suas esferas e complexidades, e, por fim,  no anúncio da necessidade da transformação radical da sociedade. O presente estudo destaca a importância social, política e educativa de Conceição, através de sua obra, demonstrando o papel estratégico que ela cumpriu para com a Educação Popular, na defesa de um projeto transformador e libertador, como tarefa da classe trabalhadora.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Andréa Wahlbrink, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Andréa Wahlbrink Padilha da Silva
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Docente da Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Citas

PALUDO, Conceição. Materialismo histórico dialético: relações trabalho educação, movimentos sociais e desafios para a pesquisa. In: CÊA, Georgia; RUMMERT, Sonia Maria; GONÇALVES, Leonardo (Org.). Trabalho e educação: interlocuções marxistas. Rio Grande: Ed. da FURG, 2019. p. 60-82.

PALUDO, Conceição. Educação popular como resistência e emancipação humana. Cadernos Cedes, v. 35, n. 96, p. 219-238, 2015.

PALUDO, Conceição. Campo e cidade em busca de caminhos comuns. Pelotas: Ed UFPEL, 2014.

PALUDO, Conceição. Movimentos sociais e educação popular: atualidade do legado de Paulo Freire. In: STRECK, Danilo; GHIGGI, Gomercindo; SILVEIRA, Fabiane Tejada da; PITANO, Sandro de Castro (Org.). Leituras de Paulo Freire: contribuições para o debate pedagógico contemporâneo. Brasília: Liber Livro Editora, 2010. p. 39-55.

PALUDO, Conceição. Educação popular em busca de alternativas: uma leitura desde o campo democrático e popular. Porto Alegre: CAMP, 2001.

MACHADO, Carmem L. Bezerra; CAMPOS, Christiane Senhorinha Soares; PALUDO, Conceição. Teoria e prática da educação do campo. Brasília: MDA, 2008.

Publicado

2026-02-11