Inteligência artificial e a função do direito

perspectivas do funcionalismo jurídico e tecnológico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v15.n29.3977

Resumo

O presente estudo tem por objetivo destacar a correlação necessária entre a Inteligência Artificial (IA) e o funcionalismo jurídico nas sociedades brasileira e contemporâneas. Discute-se se a função do direito, enquanto subsistema, encontra-se comprometida pelo desenvolvimento incessante desta inovação. Com base numa investigação teórico-bibliográfica, jurídica e comparada estuda-se o lugar que ocupa a inteligência artificial entre os elementos da relação jurídica, o que é visto como necessário para construir um modelo de regulamentação legal da inteligência artificial. Apresenta-se o desenvolvimento tecnológico como uma condição necessária nas sociedades modernas, que requer os esforços combinados dos representantes do conhecimento humanitário e técnico, a procura de uma linguagem da sua comunicação e coordenação, e a criação de abordagens cognitivas integrativas. Conclui-se que, diante de tantos desafios a inteligência artificial insurge como uma alternativa para a realização das atividades do âmbito jurídico, isto é, como caminho sem retorno e como recurso valido para a resolução dos diferentes problemas estruturais oriundos dos processos jurídicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sirlei Aparecida Oliveira Bubnoff, Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA

Graduação em Economia, Mestrado em Ciencias area de teoria dos jogos e pesquisa recursos energeticos, Doutorada Ciencias - area de pesquisa recursos energeticos petróleo e gás.

Pesquisadora em economia mineral enfase em sustentabilidade ambiental e comércio justo. Tendo interesse em economia dos recursos energeticos.

Professora das seguintes disciplinas: gestão de projetos, gestão de qualidade, microeconomia, macroeconomia, principios de economia, economia do petróleo, inovação tecnologica.

Dimitry Valerievtch Bubnoff

Engenheiro industrial, Mestre e Doutor.

Tradutor e escritor.

Downloads

Publicado

14-04-2023

Edição

Seção

Artigos