Gestão do empreendedorismo: um estudo de caso do segmento alimentício (sorvetes)
Palavras-chave:
empreendedorismo, gestão, planejamentoResumo
O presente estudo pretende mostrar o caso de sucesso de uma empresa atuante no segmento de alimentação (sorvetes). Uma história de empreendedorismo que começa em 1993, com o Sr. Luis Antonio Senóbio, que passou de “bilheteiro rodoviário” a empresário bem-sucedido. Empreendedor é frequentemente definido como aquele que começa o seu próprio, novo e pequeno negócio. Empreendedorismo é um comportamento pró-ativo do indivíduo, o qual deve desejar aprender, a pensar e agir por conta própria, com criatividade, liderança e visão de futuro, para inovar e ocupar o seu espaço no mercado, transformando esse ato também em prazer e emoção (DOLABELLA, 1999). Os objetivos deste trabalho foram: Mostrar a história e contextualizá-la na administração; mostrar o perfil profissional do empreendedor; e identificar na empresa os conceitos do empreendedorismo. A pesquisa foi elaborada entre maio e junho de 2010, a partir de uma proposta de atividade interdisciplinar (Marketing e O. S. M.) do 2º semestre do curso de Gestão Empresarial da FATEC Guaratinguetá, que teve como materiais e métodos Levantamento Bibliográfico (livros acadêmicos), além de visitas dos autores à empresa e aplicação de questionários ao proprietário e aos colaboradores e posterior apresentação/avaliação em auditório da instituição. Concluiu-se que com os resultados obtidos decorrentes do estudo, foi possível avaliar positivamente e mostrar que a teoria e a prática da administração, em particular, o empreendedorismo, se complementam, e também, pode-se observar o quão importante é a visão, o planejamento e gestão para alcançar o sucesso profissional.
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