Educação matemática e educação ambiental nos anos finais do Ensino Fundamental: relações possíveis no cotidiano escolar

Flavio Pereira de Jesus, Elcione Ramos da Conceição, Lilian Pittol Firme de Oliveira

Resumo


No intento de consolidar as relações entre o ensino de Matemática e a preservação ambiental, o presente artigo considera os aportes legais e pedagógicos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, as delimitações da disciplina Matemática para essa etapa da Educação Básica, os conceitos e práticas atuais de educação ambiental e as relações possíveis entre o ensino de Matemática e a educação ambiental na atualidade, mediante as práticas pedagógicas do cotidiano escolar partindo do seguinte problema: como o ensino de Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental pode relacionar-se pedagogicamente a temática educação ambiental? Para tanto, a pesquisa se define metodologicamente por bibliográfica, evidenciando a LDB (Lei 9394/96), a Base Nacional Comum Curricular, as Diretrizes Curriculares Nacionais (2013) para o Ensino Fundamental diante das acepções do ensino de Matemática para a educação brasileira. Traz ainda os conceitos de educação ambiental no cotidiano escolar sustentados por Guimarães (1992), Dias (2004) e Burak (1992). As conclusões da pesquisa apontam para a necessidade de todas as áreas do conhecimento, de modo interdisciplinar e transdisciplinar, atentarem-se para a necessidade da efetivação, por meio de planejamento, de ações pedagógicas que intercalem todos os conteúdos do ensino, inclusive a Matemática à educação ambiental como uma necessidade emergente de reflexão e efetivação de práticas de preservação ambiental em prol de toda a humanidade.

Palavras-chave


Ensino Fundamental. Matemática. Preservação Ambiental.

Texto completo:

PDF

Referências


ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2006.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. In: Brasil. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. p. 534-562.

BRASIL. MEC. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB 9.394 de 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Introdução. Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Política Nacional de Educação Ambiental. Lei 9795/99. Brasília, 1999.

BRÜGGER, P. Educação ou adestramento ambiental? Santa Catarina: Letras Contemporâneas, 1994.

BURAK, D. Modelagem matemática: Ações e Interações no Processo de Ensino-Aprendizagem. 1992. 460 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

COIMBRA, J. A. A. Considerações sobre a interdisciplinaridade. In: PHILIPPI JR., A. Interdisciplinaridade em Ciências Ambientais. São Paulo: Signus, 2000. p. 52-70.

D’AMBRÓSIO, U. Etnomatemática: Arte ou técnica de explicar ou conhecer. 5. ed. São Paulo: Ática, 1998.

DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: princípios e práticas. 9. ed. São Paulo. Gaia, 2004.

FREITAS. Ernani. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico / Cleber Cristiano Prodanov, Ernani Cesar de Freitas. – 2. ed. – Novo Hamburgo: Fevale, 2013.

GUIMARÃES, R. P. O novo padrão de desenvolvimento para o Brasil: interrelação do desenvolvimento industrial e agrícola com o meio ambiente. In: VELOSO, J. R. dos R. (org.). A ecologia e o novo padrão de desenvolvimento no Brasil. São Paulo: Nobel, 1992.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Cadernos UniFOA

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Cadernos UniFOA

Campus Três Poços - Av. Paulo Erlei A. Abrantes, 1325 - Três Poços
Prédio 3 - Sala 2 (Casarão)
Volta Redonda - RJ - CEP: 27240-560
Tel.: (24) 3340-8400 – Ramal: 8350

Indexado em:





  • Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.