Acessibilidade: análise das modificações curriculares para a inclusão de cadeirantes no curso de educação física do unifoa.

Autores

  • Ivanete da Rosa Silva de Oliveira Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e em Educação Física pelo Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA. Mestre em Educação Física pela Universidade Gama Filho; Docente dos cursos de Educação Física, História e Letras.
  • Jeidaíse de Silva Oliveira Graduada em Educação Física - Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA.
  • Mara Gracyelle de Azevedo Candido Graduada em Educação Física - Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA.

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n1%20Esp.1636

Palavras-chave:

Acessibilidade. Educação física. Cadeirante. Inclusão. Análise curricular.

Resumo

Este trabalho visa analisar o fenômeno da inclusão no Curso de Educação Física do UniFOA, pois esse fato social se mostra como um desafio a ser atingido e, ao mesmo tempo, promove descobertas de novos potenciais, seja no campo pedagógico, seja no social. Contudo, a maioria dos docentes de ensino superior não está preparada para lidar com tal situação e encontra-se limitada em procurar meios para atender às necessidades do discente de forma que ele não venha ter seus conteúdos defasados. Dessa forma, é necessário analisar como têm ocorrido as modificações não só na dimensão de uma realidade teórica, mas também na prática. Com isso, visando contribuir para uma análise do trabalho desenvolvido por esses profissionais, este estudo pretende compreender as possíveis dificuldades encontradas pelos professores de Educação Física do UniFOA através de uma pesquisa bibliográfica com análise documental.

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Publicado

07/18/2018

Como Citar

OLIVEIRA, I. da R. S. de; OLIVEIRA, J. de S.; CANDIDO, M. G. de A. Acessibilidade: análise das modificações curriculares para a inclusão de cadeirantes no curso de educação física do unifoa. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 6, n. 1 Esp, p. 49–58, 2018. DOI: 10.47385/cadunifoa.v6.n1 Esp.1636. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/1636. Acesso em: 26 jun. 2022.

Edição

Seção

Especial Educação Física

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