Bullying na Educação Física Escolar: a visão de professores da Educação Básica

Autores

  • Cláudio Severino Delunardo Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • Marroni Elen dos Santos Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v10.n29.367

Palavras-chave:

Bullying, educação física, escola.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo compreender a comparência do fenômeno bullying nas aulas de Educação Física Escolar, a partir da visão dos professores que atuam em escolas no município de Volta Redonda, estado do Rio de Janeiro. Para tal, realizou-se uma pesquisa qualitativa tendo como foco a descrição e interpretação dos significados e experiências dos indivíduos com precisão, por intermédio de entrevista semiestruturada com sete docentes. A partir da exposição feita pelos sujeitos da pesquisa, percebeu-se a eficácia do diálogo com o intuito de prevenir e combater as mais diversas formas de violência, para que o ambiente escolar possa ser um local que possibilite à criança aprender a socializar-se, desenvolver responsabilidades, discutir ideias e, acima de tudo, assumir uma autonomia que permita com que o processo de ensino e aprendizagem ocorra de maneira satisfatória para todos.

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Biografia do Autor

Cláudio Severino Delunardo, Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

Mestre em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente.

Docente do Curso de Educação Física do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

Marroni Elen dos Santos, Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

Discente do Curso de Educação Física - Licenciatura do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

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Publicado

10-12-2015

Como Citar

DELUNARDO, Cláudio Severino; DOS SANTOS, Marroni Elen. Bullying na Educação Física Escolar: a visão de professores da Educação Básica. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 10, n. 29, p. 115–128, 2015. DOI: 10.47385/cadunifoa.v10.n29.367. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/367. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde

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