Ser médico: o imaginário coletivo de estudantes de medicina acerca da profissão
Keywords:
desenho-estória com tema, imaginário coletivo, estudantes de MedicinaAbstract
Diversos trabalhos vêm demonstrando a dificuldade acerca da escolha profissional, especialmente entre os jovens. Inseridos em uma fase de grandes transformações, os jovens necessitam de embasamentos lógico-emocionais para a tomada de decisão, no entanto muitos ainda não se encontram preparados para esta tarefa. Fazendo parte do meio acadêmico médico, como docente e discentes, notamos que muitos estudantes de medicina permanecem numa visão idealizada da profissão, levando a dificuldades no desempenho profissional, além de acarretar prejuízos à relação médico-paciente. Temos como objetivo considerar o imaginário coletivo de estudantes de medicina acerca da profissão de médico. Produzir conhecimento que possa trazer subsídios para uma atuação psicoprofilática. Foi usado o Procedimento Desenho-estórias com Tema abordado pelo método psicanalítico. Trata-se de projeto de iniciação científica em que foram realizados encontros coletivos com alunos de primeiro período e internato do curso de Medicina, do Centro Universitário de Volta Redonda, voluntários. O material clínico foi considerado visando à captação dos determinantes lógico-emocionais que sustentam o imaginário coletivo como conduta. Foram obtidos 59 desenhos-estórias, sendo 51 dos primeiro anistas e os demais alunos do internato. Percebemos uma visão bem diferenciada quanto ao ser médico: conteúdos com intensa carga de altruísmo aos pacientes e dedicação à profissão foram detalhados pelos primeiro anistas, em vista da preocupação pela escolha da especialidade e ambição financeira pelos ingressantes do internato. Em ambos os grupos, encontramos a dificuldade de escolher e definir quem ser quando se formar, e a falta de ênfase na relação médico-paciente. A pesquisa, em fase de conclusão, vem revelando a idealização da profissão, e diferenças significativas estão sendo observadas entre os dos grupos.
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