Educação Física Escolar, atividade física e qualidade de vida: a visão de alunos universitários
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v12.n35.451Keywords:
Educação física, atividade física, qualidade de vida.Abstract
Percebe-se que muitos jovens não conseguem atingir níveis aceitáveis de atividade física, sendo assim considerados sedentários, com diminuição dessa prática entre o fim da adolescência e o início da fase adulta se apresentando de forma mais evidente. Como tal, a presente pesquisa pretendeu investigar a percepção da disciplina Educação Física como agente promotor de hábitos de atividades físicas e as possíveis causas dos baixos níveis de sua prática. Para isso, realizou-se uma pesquisa descritiva e para a coleta de dados utilizou-se um questionário com questões fechadas, contendo indagações que privilegiem as opiniões dos sujeitos acerca do tema proposto. Verificou-se que o nível de participação das aulas de Educação Física é decrescente ao longo da vida acadêmica, bem como o sentimento positivo em relação a elas, sendo que esse comportamento pode ser influenciado, também, pela metodologia empregada pelos docentes quanto ao desenvolvimento dos conteúdos propostos.
Downloads
References
AKTOP, Abdurrahman; KARAHAN, Nilüfer. Physical education teacher’s views of effective teaching methods in physical education. Procedia Social and Behavioral Sciences, v. 46, p. 1910-1913, 2012.
ALVES, Flávio Soares; CARVALHO, Yara Maria de. Práticas corporais e grande saúde: um encontro possível. Revista Movimento, Porto Alegre. v. 16, n. 4, p. 229-244, out./dez. 2010.
BALAN, Valeria et al. Physical education longlife learning factor. Procedia Social and Behavioral Sciences, v. 46, p. 1328-1332, 2012.
BETTI, Mauro; LIZ, Marlene Terezinha Facco. Educação física escolar: a perspectiva de alunas do ensino fundamental. Revista Motriz, Rio Claro, v. 9, n. 3, p. 135-142, set./dez. 2003.
BRANDOLIN, Fábio; KOSLINSKI, Mariane Campelo; SOARES, Antônio Campelo. A percepção dos alunos sobre a educação física escolar no ensino médio. Rev. Educ. Fís/UEM, Maringá, v. 26, n. 4, p. 601-610, 4. trim., 2015.
CAMLIGUNEY, Asiye Filiz. et al. Differences in physical activity levels in 8-10 year-old girls who attend physical education classes only and those who also regularly perform extracurricular sports activities. Procedia Social and Behavioral Sciences, v. 46, p. 4708-4712, 2012.
CAMPOS, Leonardo de; KRÜGER, Leonardo Germano. A atividade física e a autoestima em adolescentes. 2011. Disponível em: <http://www.unicruz.edu.br/seminario/artigos/saude/A%20ATIVIDADE%20F%C3%8DSICA%20E%20A%20AUTO%20ESTIMA%20EM%20ADOLESCENTES.pdf>. Acesso em: 29 Maio 2016.
CLAUMANN, Gaia Salvador; PEREIRA, Érico Felden; PELEGRINI, Andreia. Prática da caminhada, atividade física moderada e vigorosa e fatores associados em estudantes do primeiro ano de uma instituição de ensino superior. Revista Motricidade, Ribeira da Pena, v. 10, n. 4, p. 16-26., 2014.
FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo; GONZÁLEZ, Fernando Jaime. Educação física escolar: a difícil e incontornável relação teoria e prática. Revista Motrivivência, Florianópolis, vol. 19, n. 28, p. 27-37, jul., 2007.
FERNANDES, Rita de Cássia. Significados da ginástica para mulheres praticantes em academia. Revista Motriz, vol. 11, n. 2, p. 97-102, mai/ago., 2005.
FIALHO, Alex et al. O imaginário coletivo de estudantes de educação física sobre a vida saudável. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, São Paulo, vol. 36, n. 3, p. 626-631, 2014.
FREITAS, André Luís Policani; SILVA, Vinicius. Barcelos da. Avaliação e classificação de instituições de ensino médio: um estudo exploratório. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 40, n. 1, p. 29-47, jan./mar. 2014.
GODOY, Rossane Frizzo de. Benefícios do exercício físico sobre a área emocional. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 8, n. 2, p. 7-16, mai./ago. 2002.
HARDMAN, Carla Menêses et al. Participação nas aulas de educação física e indicadores de atitudes relacionadas à atividade física em adolescentes. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 27, n. 4, p. 623-631, out./dez., 2013.
HORA, Henrique Rego Monteiro da; MONTEIRO, Gina Torres Rego; ARICA, José. Confiabilidade em questionários para qualidade: um estudo com o Coeficiente Alfa de Cronbach. Produto & Produção, Porto Alegre, v. 11, n. 2, p. 85-103, jun. 2010.
KHALKHALI, Vali; GOLESTANEH, Seiyed Moosa. Examining the impact of teacher motivational style and competition result on students’ subjective vitality and happiness in physical education. Procedia Social and Behavioral Sciences, v. 15, p. 2989-2995, 2011.
KRUG, Rodrigo de Rosso; MARCHESAN, Moane; ACOSTA, Marco Aurélio. A contribuição da educação física escolar para um estilo de vida ativo. Revista Linhas, Florianópolis, v. 13, n. 2, p. 200-214, jul./dez. 2012.
KUNZ, Elenor. Educação Física: ensino e mudanças. 3 ed. Ijuí, RS: Editora Unijuí, 2012.
MATIAS, Thiago Sousa. Hábitos de atividade física e lazer de adolescentes. Revista Pensar a Prática, Goiânia, v. 15, n. 3, p. 551-820, jul./set. 2012.
SANTOS, Izequias Estevam. Manual de métodos e técnicas de pesquisa científica. Niterói, RJ: Impetus, 2011.
SANTOS, Leianny Rodrigues dos et al. Análise do sedentarismo em estudantes universitários. Revista Enfermagem UERJ, Rio de Janeiro, v. 22, n. 3, p. 416-421, mai./jun. 2014.
SANTOS, Odenice Juliana Gonzaga dos; SILVA, Morgana Cláudia. Teoria e prática: as implicações nas aulas de educação física escolar. EFDeportes.com Revista Digital, v. 17, n. 170, jul. 2012.
SHEN, Bo. Outside-school physical activity participation and motivation in physical education. British Journal of Educational Psychology, Londres, v. 84, n. 1, p. 40-57, 2012.
SILVA, Alan Camargo et al. A visão de corpo na perspectiva de graduandos em educação física: fragmentada ou integrada?. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 15, n. 3, p. 109-126, jul. 2009.
SILVA, Glauber dos Santos Ferreira da et al. . Avaliação do nível de atividade física de estudantes de graduação das áreas saúde/biológica. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 39-42, jan./fev. 2007.
THOMAS, Jerry. R., NELSON, Jack. K.; SILVERMAN, Stephen.J. Métodos de pesquisa em atividade física. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012.
WEICHSELBAUM, Elisabeth et al. Physical activity in schools across Europe. Nutrition Bulletin, v. 37, p. 262-269, 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.