Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e a educação física Attention deficit and hyperactivity disorder and physical education

Autores/as

  • Maria Auxiliadora Motta Barreto Docente do Programa de Mestrado em Ensino em Ciência da Saúde e do Meio Ambiente – UniFOA, psicóloga, doutora em Psicologia como Profissão e Ciência.
  • Sandro Cezar Moreira Aluno do Programa de Mestrado em Ensino em Ciência da Saúde e do Meio Ambiente – UniFOA, professor de Educação Física do Centro Universitário de Barra Mansa – UBM, Especialista em Treinamento Esportivo em Alto Nível.

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n15.1046

Palabras clave:

Attention Deficit and Hyperactivity Disorder Learning Disabilities Inclusive Education Physical Education

Resumen

O artigo apresenta uma revisão bibliográfica sobre e a intervenção do professor de Educação Física com alunos portadores do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), reunindo alguns dos principais autores sobre o assunto. O objetivo é compilar informações relevantes sobre o conceito de TDAH, a influência negativa que o transtorno traz no desempenho de crianças em idade escolar e os benefícios da atuação do professor de Educação Física no processo de aprendizagem desses alunos.  O TDAH é uma doença caracterizada por desatenção, hiperatividade e impulsividade e está presente em 5% das crianças no mundo. O diagnóstico é essencialmente clínico e cerca de 30% a 50% dos casos apresentam comorbidades, o que dificulta a avaliação, assim como o tratamento. É fundamental que profissionais de Educação Física tenham cada vez mais informações sobre o TDAH, pois quanto maior o conhecimento, melhores serão as estratégias utilizadas com essas crianças.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BARBOSA, A.G.A.; BARBOSA G.A. ;AMORIM G.G. Hiperatividade conhecendo sua realidade. São Paulo. Casa do Psicólogo, 2005. 124 p.

BENCZIK, E.B.P. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade: atualização diagnóstica e terapêutica: um guia de orientação para profissionais. São Paulo. Casa do Psicólogo, 2000. 110 p.

BETTI, M. Educação Física e Sociedade. São Paulo. Editora Movimento, 1991. 184 p.

CIASCA, S.M. Distúrbios de aprendizagem: proposta de avaliação interdisciplinar. São Paulo. Casa do Psicólogo, 2003. 220 p.

CONDEMARÍM, M et al. Transtorno do Déficit de Atenção: estratégias para diagnóstico e a intervenção psicoeducativa. São Paulo, Editora Planeta do Brasil, 2006, 254 p.

CYPEL, S. Défict de Atenção e Hiperatividade e as Funções Executivas. 3º ed. São Paulo. Lemos Editorial, 2007. 135 p.

FONTANA, R.S. et al. Prevalência de TDAH em quatro escolas públicas brasileiras. Arq Neuropsiquiatria 65(1): 134 -137, 2007.

FIGUEIREDO, Z.C.C. Formação docente em Educação Física: experiências sociais e relação com o saber. Rev. Movimento. Porto Alegre v. 10, n. 1 p.89 - 111, jan./abr, 2004

FREIRE, J.B. Educação como Prática Corporal. São Paulo. Editora Scipione, 2003. 183 p.

GOMES, M. et al. Conhecimento sobre Transtorno do Déficit de Atenção Hiperatividade no Brasil. J Bras Psiquiatria 56(2): 94 -101, 2007.

LAVOURA, T.N. et al. Educação Física Escolar:conhecimentos necessários para a prática pedagógica. Rev. Da Educação Física/UEM . Maringá, v. 17, n. 2, p.203 - 209, jul./dez, 2006.

MOREIRA, S.C.; BARRETO, M.A.M. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: conhecendo para intervir. Revista Práxis, Volta Redonda, RJ, ano 1, n.2, p.65-70, agosto 2009.

Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação física /Secretaria de Educação Fundamental. Brasília : MEC/SEF, 1997. 96 p.

PEREIRA, H.S. et al. Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): aspectos relacionados à comorbidade com distúrbios da atividade motora. Rev. Bras. Saúde Matern. Infantil. 5(4): 391- 402, out./dez, 2005.

PHELAN, T. W. TDA/TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. São Paulo. M. Books do Brasil Editora Ltda, 2005, 246 p.

POETA, L.S. ; NETO F.R.. Intervenção motora em uma criança com transtorno do déficit de atenção/Hiperatividade (TDAH). Revista Digital Efdesportes, Buenos Aires, outubro de 2005 – acesso dia 18/11/2009.

ROHDE, L. A.; MATTOS, P. e cols. Princípios e Práticas em Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Porto Alegre. Artmed, 2003, 236 p.

ROHDE, L. A. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Porto Alegre. Artmed, 2008, 90 p.

SANTOS, A.S. ; et al. Estudo da coordenação motora fina em criança com transtorno do déficit de atenção/Hiperatividade (TDAH). Movimentum - Revista Digital de Educação Física, Ipatinga, fev/jul de 2009 www.unilestemg.br/movimentum acesso dia 18/09/2009.

SUZUKI, S; et al O equilíbrio estático em crianças em idade escolar com TDAH. Fisioterapia e Movimento, Curitiba, p.49-54 jul/set, 2005.

Publicado

2017-03-27

Cómo citar

BARRETO, Maria Auxiliadora Motta; MOREIRA, Sandro Cezar. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e a educação física Attention deficit and hyperactivity disorder and physical education. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 6, n. 15, p. 101–106, 2017. DOI: 10.47385/cadunifoa.v6.n15.1046. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/1046. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Ciências Biológicas e da Saúde

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a