Psicomotricidade na pré-escola: aprendendo com o movimento

Autores

  • Hilda Torres Falcão
  • Maria Auxiliadora Motta Barreto

Palavras-chave:

Educação infantil. Formação de professores. Pré-escola. Intervenção psicomotora. Psicomotricidade.

Resumo

O presente trabalho visa entrelaçar Psicomotricidade e Educação Infantil, na fase pré-escolar, buscando assim, o entrecruzar da teoria-prática-teoria, a partir das ações pedagógicas dos professores e suas estratégias para trabalhar as dificuldades apresentadas pelas crianças na faixa etária pesquisada. O estudo foi realizado na cidade de Pinheiral, localizada na região Sul-Fluminense do Estado do Rio de Janeiro. A psicomotricidade na Educação Infantil atua como uma ação educativa podendo prevenir dificuldades de ordem motora através do corpo em movimento, auxiliando a criança na construção de sua integridade corporal, afirmação de identidade e conquista de autonomia intelectual e afetiva. Cabe ao professor favorecer o desenvolvimento integral da criança através de habilidades psicomotoras, tais como coordenação dinâmica geral, motora fina, viso-motora, esquema corporal, orientação espaço-temporal, lateralidade, ritmo e equilíbrio, condutas necessárias ao processo de ensino-aprendizagem. A partir desse estudo, propomos discutir a importância da psicomotricidade para as crianças da Educação Infantil na fase pré-escolar; identificar as possibilidades de intervenção psicomotora nas dificuldades apresentadas pelas crianças, nesta faixa etária e, construir um curso de pós-graduação Lato Sensu em Psicomotricidade na Educação Infantil, com o enfoque principal na formação de professores, para torná-los habilitados a trabalhar a partir dessa perspectiva na Educação Infantil.

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Publicado

04-06-2018

Como Citar

FALCÃO, H. T.; BARRETO, M. A. M. Psicomotricidade na pré-escola: aprendendo com o movimento. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 6, n. 2 Esp, p. 104–105, 2018. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/1678. Acesso em: 28 fev. 2024.