Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e a educação física Attention deficit and hyperactivity disorder and physical education

Autores

  • Maria Auxiliadora Motta Barreto Docente do Programa de Mestrado em Ensino em Ciência da Saúde e do Meio Ambiente – UniFOA, psicóloga, doutora em Psicologia como Profissão e Ciência.
  • Sandro Cezar Moreira Aluno do Programa de Mestrado em Ensino em Ciência da Saúde e do Meio Ambiente – UniFOA, professor de Educação Física do Centro Universitário de Barra Mansa – UBM, Especialista em Treinamento Esportivo em Alto Nível.

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n15.1046

Palavras-chave:

Attention Deficit and Hyperactivity Disorder Learning Disabilities Inclusive Education Physical Education

Resumo

O artigo apresenta uma revisão bibliográfica sobre e a intervenção do professor de Educação Física com alunos portadores do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), reunindo alguns dos principais autores sobre o assunto. O objetivo é compilar informações relevantes sobre o conceito de TDAH, a influência negativa que o transtorno traz no desempenho de crianças em idade escolar e os benefícios da atuação do professor de Educação Física no processo de aprendizagem desses alunos.  O TDAH é uma doença caracterizada por desatenção, hiperatividade e impulsividade e está presente em 5% das crianças no mundo. O diagnóstico é essencialmente clínico e cerca de 30% a 50% dos casos apresentam comorbidades, o que dificulta a avaliação, assim como o tratamento. É fundamental que profissionais de Educação Física tenham cada vez mais informações sobre o TDAH, pois quanto maior o conhecimento, melhores serão as estratégias utilizadas com essas crianças.

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Publicado

27-03-2017

Como Citar

BARRETO, M. A. M.; MOREIRA, S. C. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e a educação física Attention deficit and hyperactivity disorder and physical education. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 6, n. 15, p. 101–106, 2017. DOI: 10.47385/cadunifoa.v6.n15.1046. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/1046. Acesso em: 2 out. 2022.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde

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