A inclusão de surdos às aulas de educação física escolar e o papel do professor de educação física nesse processo
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n1%20Esp.1627Palabras clave:
Cultura corporal. Inclusão. Libras. Verbalização oral.Resumen
O presente trabalho tem como objetivo discutir a inserção de profissionais da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) no contexto da Educação Física escolar, haja vista a crescente demanda de pessoas com deficiência auditiva que em sua maioria são excluídas tanto das aulas práticas quanto teóricas, pela falta de preparo de professores, sendo que a pessoa surda não tem impeditivo pelo fato de seu intelecto, sua motricidade e seu cognitivo não foram afetados pela perda da audição (ou em alguns casos surdez congênita) esse despreparo também pode ser observado por parte até mesmo de instituições de ensino que por lei tem que se adequar as necessidades individuais de cada aluno mais que muito pouco ou nada fazem para se adaptar a uma realidade cada vez mais iminente de que as pessoas com deficiência querem e podem ocupar seu lugar na sociedade. Pretendemos discutir e apresentar neste a importância da LIBRAS como fator de inclusão no contexto comum às escolas no intuito de torná-la algo real e não simbólica. É nosso objetivo também apresentar de forma concreta que a inclusão seja ela em que aspecto adquirir, deve ser algo paulatino e duradouro. Uma vez que a Educação Física presa pela cultura corporal e o corpo em movimento, pretendemos discutir que se por um lado a surdez compromete um dos sentidos, por outro os sentidos não afetados tornam-se mais aguçados tornando-s aptos a vivenciarem as culturas do desenvolvimento corporal através da prática da Educação Física.Acreditamos que a falta de verbalização oral torna o surdo intimamente ligado ao movimento pelo fato dele estar usando seu corpo constantemente para “falar.” Como base metodológica o estudo opta pela revisão bibliográfica a fim de buscarmos pistas que nos levem senão a soluções ou que pelo menos suscite debates e análise posteriores.Descargas
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