Estudo sobre as possíveis relações entre o karatê e a agressividade

Autores/as

  • Andressa de Oliveira Barbosa Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA

Palabras clave:

Karatê, agressividade, relações

Resumen

Os professores de Karatê, na maioria das vezes por desconhecerem os fatores que causam uma notória agressividade de seu aluno, acabam por contribuir para sua acentuação. Diante disso, podemos contemplar cada vez mais os reflexos em adultos atuando com agressividade excessiva, violência e diversos outros comportamentos tidos como nocivos à sociedade. O presente estudo objetiva analisar possíveis relações entre a prática do Karatê e o possível comportamento agressivo por parte de alguns de seus praticantes. Pretende também investigar as linhas teóricas do Karatê, seu histórico, ensino, conceitos e as suas abordagens gerais. Para a realização deste trabalho, a metodologia empregada baseou-se numa pesquisa de cunho bibliográfico, e utilizou-se o método descritivo da bibliografia com o objetivo de expor as opiniões de diversos autores como Almeida (2008), Santos (2005), Lages & Gonçalves Junior (2007), Samulsky (1992), entre outros que abordam a questão da prática do Karatê que, mesmo apontando uma possível relação com o comportamento agressivo, é valorizada como uma proposta que pode propiciar, por meio de suas peculiaridades, a socialização e o desenvolvimento das relações interpessoais de seus praticantes. Considerando que existem possíveis relações entre a prática do Karatê por crianças e adolescentes e o comportamento algumas vezes agressivo apresentado pelos mesmos, a elaboração deste estudo justifica-se pela relevância de investigações relacionadas às linhas teóricas do Karatê, aos aspectos culturais associados à agressividade e à contribuição que os seus resultados possam vir a apresentar aos profissionais ligados ao processo de ensino e aprendizagem desta arte marcial.

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Publicado

2018-07-18

Cómo citar

BARBOSA, Andressa de Oliveira. Estudo sobre as possíveis relações entre o karatê e a agressividade. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 5, n. 1 Esp, p. 15, 2018. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/1640. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Especial Educação Física

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